Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de julho de 2014

Chá de urtiga – Benefícios e propriedades

Chá de urtiga - Benefícios e propriedades
Foto: Reprodução -  Urtiga
A urtiga, de nome científico U. urens, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como urtigão, urtiga-maior, ortiga ou ortigão

Pertencente à família das Urticáceas, a planta é bastante frequente nas regiões de clima temperado, produz pequenas flores de cor clara e apresenta folhas no formato de coração, com as bordas serreadas. A urtiga  é conhecida por queimar quem nela encosta, deixando a região irritada e ardida. Isso é causado por um ácido que está presente nos pelos das folhas desta planta. Até o princípio do século XX, a urtiga foi utilizada pela indústria têxtil; nos tempos atuais, a planta é usada na medicina, na alimentação e como fonte de clorofila. Confira a seguir as propriedades medicinais e os benefícios do chá de urtiga.

Propriedades medicinais
Devido à presença de sais minerais, cálcio, potássio, silício, ácido fólico, ferro, aminas, rutina, quercetina, ácido málico, ácido fórmico e clorofila em sua composição, a urtiga possui propriedades adstringente, desintoxicante, diurética, galactogoga e anti-histamínica.

Para que serve?
O chá de urtiga auxilia no tratamento de casos de hemorragias, anemias, insuficiência hepática, artrite, artrose, gota, alergias, catarro, tosse, bronquite, febre, febre do feno,  asma, diabetes, circulação, diarreias, próstata, úlcera, reumatismo gotoso.
Além disso, atua como complemento alimentar, como coadjuvante no tratamento de distúrbios urinários, estimula a produção de leite, diminui o bócio, limpa o fígado, fortalece as unhas, regula o açúcar no sangue e limpa a pele em caso de urticária e eczema. Externamente, o chá de urtiga pode ser usado no tratamento de irritações e corrimentos.

Modo de uso da urtiga
Muitas vitaminas são encontradas nas flores jovens da planta, porém, as suas substâncias ativas encontram-se nas flores secas e nas raízes. A urtiga pode ser usada na forma de chá, sucos prontos e na preparação de saladas com as folhas jovens. Ademais, a urtiga também pode ser utilizada na estética, no preparo de um banho de imersão com o líquido da planta para eliminar as impurezas da pele.

Como preparar o chá?
Para preparar o chá de urtiga, adicione uma colher de sopa em um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 3 ou 4 minutos, contando a partir do início da ebulição. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, em um recipiente tampado, por 10 minutos. Coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Cuidados e contraindicações
O contato direto com as folhas frescas da urtiga deve ser evitado, pois elas podem causar irritação na pele. A planta não deve ser usada em caso de edemas causados por doenças cardíacas ou função renal prejudicada.

remedio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário