Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de julho de 2014

Fazer ginástica, sexo e gritar podem ajudar a controlar as emoções antes do jogo

Ansiedade e nervosismo podem desencadear problemas cardíacos como o enfarto
Internações por problemas cardíacos aumentaram 16% desde o início da Copa do Mundo

Ansiedade, nervosismo e impaciência. Esses são alguns dos sintomas mais comuns que as pessoas apresentam nos momentos que antecedem os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Esses sintomas, além de prejudicarem a saúde psicológica, também podem dar início a problemas físicos como o infarto e outros quadros cardíacos.

Para blindar o coração das fortes emoções, o psicólogo Sérgio Medeiros alerta que os apaixonados por futebol devem minimizar alguns hábitos nocivos à saúde e, ao mesmo tempo, incorporar outros que podem ajudar a controlar as emoções.

― É sempre bom evitar provocações e reduzir ao máximo atitudes que estimulam essa tensão pré-jogo — como, por exemplo, o consumo de álcool, que aumenta a pressão arterial, gerando um aumento da pressão sanguínea. Além de evitar o fumo, que também tem efeito negativo. Extravasar, dar um grito e até um soco no sofá, fazer ginástica e sexo são boas medidas preventivas.

De acordo com Medeiros, houve um crescimento de 16% nas internações por problemas no coração desde o início do evento esportivo. O nervosismo e a ansiedade em excesso antes dos jogos decorrem da ativação do sistema nervoso autônomo simpático, que é encarregado de nos preparar para uma situação de luta ou fuga.

― A ativação desse sistema causa sinais como palpitação, batimento cardíaco mais rápido, tontura, dor de cabeça, náuseas, embrulho no estômago, sudorese e sensação de frio nas mãos.

O especialista aconselha que, nos dias de jogos, o que deve prevalecer é o espírito esportivo. Assim, os desequilíbrios emocionais são controlados com mais facilidade.

― Para algumas pessoas, jogo de Copa do Mundo é mais um encontro esportivo. Para outras, o futebol é projetado como um conjunto de coisas alheias ao esporte e uma forma de busca de autoafirmação. É como se a vitória do time dele o tornasse vitorioso, onipotente e as perdas elevassem as frustrações.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário