Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de julho de 2014

Assistir a mais de três horas de TV por dia dobra risco de morte prematura

Pesquisa afirma que quanto mais televisão uma pessoa assiste, mais sedentária ela é
Pesquisadores afirmam que ver televisão é uma espécie de atividade sedentária extrema que desencadeia outros comportamentos sedentários, além de promover a solidão 

Passar horas sentado em frente à televisão diminui o tempo de vida. Estudo mostrou que assistir a mais de três horas de TV por dia aumenta em duas vezes o risco de morte prematura de adultos. A descoberta é preocupante tendo em vista que o brasileiro assiste em média a três horas e meia de televisão por dia, segundo dados de 2012. Nos Estados Unidos, o país que mais assiste a TV no mundo, a média é de quase 5 horas por dia. 

De acordo com pesquisadores da Universidade de Navarra, em Pamplona, na Espanha, ver televisão é uma espécie de atividade sedentária extrema, pois desencadeia outros comportamentos sedentários. Inclusive, é possível dizer que quanto mais televisão uma pessoa assiste, mais sedentária ela é.

Outros comportamentos sedentários como usar o computador e dirigir também foram avaliados no estudo, mas os pesquisadores não encontraram relação entre as horas gastas nessas duas atividades e o risco de morte prematura. De acordo com dados da OMS, o sedentarismo mata mais que a obesidade, o colesterol alto, o diabetes e o tabagismo.

Os pesquisadores acreditam que o tempo que as pessoas gastam em frente à TV pode se tornar motivo de preocupação para a saúde pública. “Há razões para preocupação sobre o hábito de ver televisão todos os dias por um longo tempo. Além de ser uma atividade extremamente solitária, pode ser um marcador de solidão e isolamento social”, disse Miguel Martinez-Gonzalez, professor do departamento de saúde pública da Universidade de Narrava e autor do estudo publicado no periódico científico da Associação Americana de Cardiologia (AHA, da sigla em inglês). Para ele, o indicado é que se assista não mais de duas horas de televisão por dia.

O estudo acompanhou mais de 13 mil pessoas durante oito anos. No início da pesquisa, eles foram avaliados com questionários sobre a média de tempo gasto vendo TV. Durante os oito anos, 97 participantes morreram. No grupo que assistiu a televisão por mais de três horas por dia a mortalidade foi de 1,35%. No grupo de via menos de uma hora por dia, a mortalidade foi de 0,57%.

“Quando fizemos esta comparação, levando em conta também idade, sexo e outros fatores potenciais associados com o risco de morte, o grupo que via mais de três horas por dia tinha o risco de morrer duas vezes maior o que o segundo grupo que via menos de uma hora por dia, mantendo constante todos os outros fatores”, disse Martinez-Gonzalez.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário