Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entenda as principais causas da amnésia

Perda de memória compromete seriamente a interação social

Imagine acordar em um lugar desconhecido e não ter a menor ideia de como foi parar lá, estar cercado de pessoas completamente desconhecidas e receber a notícia de que são a sua família, não conhecer sua história, seus planos, seus erros e acertos antigos. O nome desse cenário é amnésia.

O neurologista Leandro Tele explica que a amnésia é a perda parcial ou total das memórias já adquiridas ou a incapacidade de fixar novas memórias e pode impedir qualquer forma de vida social com qualidade, dependendo da gravidade.

Há basicamente dois tipos de Amnésia, a anterógrada e a retrógrada. A primeira é o tipo mais comum, quando o paciente passa por um problema físico e a partir dele passa a não fixar mais nenhum evento. Já a segunda pode acontecer devido a algum problema de saúde, e a pessoa esquece fatos anteriores ao evento.

O tratamento se dá por métodos comportamentais, com a utilização de lembretes, agendas e alarmes para a pessoa depender menos da capacidade cerebral de recordação, ou por medicamentos, que podem auxiliar no processo de memorização.

— O efeito é parcial e geralmente usado para causas degenerativas, como a doença de Alzheimer — comenta Tele.

O médico enumera as principais causas da amnésia, veja quais são:
:: Trauma — é uma causa importante de amnésia, tanto anterógrada, como retrógada. Ocorre por lesão direta em uma região chamada de lobos temporais.

:: Alcoolismo — causa amnésia por lesão direta do álcool e por carência de vitamina B1.

:: Amnésia Global Transitória — doença de causa ainda desconhecida. O paciente de repente para de fixar novas memórias, parece confuso. O quadro passa sozinho completamente dentro de algumas horas. Os exames são todos normais. Geralmente o quadro não volta a ocorrer.

:: Doenças degenerativas — caso da doença de Alzheimer. O paciente lembra do passado, mas tem dificuldade em fixar novas memórias.

:: Psicológica — após um estresse intenso, o paciente pode esquecer de parte de suas memórias ou mesmo de todas elas. O quadro geralmente é transitório.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário