Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ansiedade causada por fobias pode levar ao envelhecimento precoce

Mulheres que têm altos níveis de 'ansiedade fóbica' apresentam marcadores biológicos de pessoas seis anos mais velhas

Cientistas do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos, descobriram que a ansiedade causada por medos e fobias pode levar as pessoas a envelhecer mais rápido.

Os resultados, publicados na revista Plos One, mostram que mulheres que tiveram mais altos níveis de ' ansiedade fóbica' apresentaram marcadores biológicos de mulheres que foram seis anos mais velhas.

Para o trabalho, Olivia Okereke e seus colegas examinaram amostras de sangue e dados dos questionários de 5.243 mulheres com idades entre 42 e 69 anos.

A equipe avaliou especificamente os telômeros, extremidade protetora dos cromossomos que impede que a informação genética seja perdida durante a divisão celular.

À medida que envelhecemos, nossos telômeros encurtam naturalmente. Os cientistas suspeitam que esse encurtamento resulte da exposição ao estresse oxidativo e inflamação. Telômeros mais curtos têm sido implicados no risco de doenças cardíacas, câncer e demência.

Os novos dados demonstram uma conexão entre uma forma comum de ansiedade causada por fobias e o envelhecimento precoce. "Embora a pesquisa esteja em uma fase inicial, há plausibilidade biológica para sustentar relações entre a ansiedade e telômeros mais curtos, especialmente por meio do estresse oxidativo e inflamação", afirma Okereke.

Ansiedades fóbicas, como medo de altura, de lugares fechados e até mesmo de bichos, muitas vezes começam cedo na vida e são especialmente comuns em mulheres. Geralmente, elas são tratáveis com terapia.

A equipe acredita que, se as fobias realmente encurtam os telômeros, pode ser possível restringir o envelhecimento prematuro e os riscos de doenças mais graves associadas a essas ansiedades.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário