Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Para especialistas, SUS facilitou atendimento às profissionais do sexo

Representante de associação ressalta, no entanto, que o atendimento continua sendo igualmente ruim para todos

Foi divulgado nesta semana o relatório " O HIV e a Lei: Riscos, Direitos e Saúde" , com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as conclusões do estudo, destaca-se a criminalização do trabalho das profissionais do sexo como entrave para enfrentar a pandemia de aids. No Brasil, no entanto, representantes de organizações relacionadas à prostituição disseram que o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) oferece fácil acesso dessa população às ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis .

Conforme a integrante da Associação das Prostitutas da Bahia (Aprosba), Marilene Silva, nos últimos 20 anos, os serviços de saúde mudaram para melhor. " Com o trabalho desenvolvido com as prostitutas e nas associações o preconceito diminuiu bastante" , diz.

A coordenadora do Núcleo de Estudos da Prostituição (NEP) do Ministério da Saúde (MS), Tina da Borda Rivora, concorda. Segundo ela, o preconceito existia principalmente no começo do trabalho, quando as prostitutas, ao irem para o posto, muitas vezes eram abordadas com perguntas de cunho pessoal.

Para Marilene Silva, no entanto, embora o atendimento às profissionais do sexo seja igual ao tratamento que outras pessoas recebem, isso não significa que ele seja bom: " O atendimento é péssimo para toda a população, mas as trabalhadoras do sexo conseguem sim ter acesso às camisinhas e às informações de prevenção" .

Segundo o relatório, mais de 100 países criminalizam algum aspecto do trabalho de profissionais do sexo. O ambiente legal em muitos países expõe as trabalhadoras do sexo à violência, o que leva a sua exclusão econômica e social.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário