Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Adultos podem transmitir coqueluche ao bebê

Vacinar a criança e os familiares é a melhor maneira de evitar a transmissão da doença

Algumas tosses isoladas podem não oferecer risco ao seu filho. Mas, quando elas começam a se repetir com frequência, fique atenta: isso pode ser coqueluche.
 
A coqueluche é uma doença bacteriana que normalmente não é uma grande ameaça em jovens e adultos. Porém, quando é contraída por um bebê, pode ser muito perigosa. “Antes de se ter uma vacinação determinada, a coqueluche tinha uma faixa de idade bem definida. Eram crianças entre 4 e 5 anos” , conta Eitan Berezin, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O recomendado é tomar a vacina a partir do segundo mês de vida. Ela deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, e mais dois reforços, aos 15 meses e aos 5 anos. Como a imunização dura aproximadamente 10 anos, a doença pode ser adquirida durante a fase adulta, com sintomas leves e baixo risco. Pais e familiares, que muitas vezes nem percebem os sintomas da doença, podem transmiti-la aos pequenos.

Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2012 foram registrados 5.378 casos de coqueluche no Brasil. Fique atenta aos sintomas para proteger o seu bebê:

Fase catarral
São as duas primeiras semanas da doença. Normalmente com sintomas leves, como febre baixa, mal-estar, coriza e surtos de tosses.

Fase paroxística
Acontecem crises de tosses súbitas. A dificuldade de respiração pode levar a apneia. Também é comum o aparecimento de guinchos (chiados) causados pelo estreitamento da glote. Essa fase dura de duas a seis semanas.

Fase de convalescência
As crises se transformam em tosses comuns. O quadro costuma durar entre duas e seis semanas, mas pode se prolongar por até três meses.

Outras infecções respiratórias podem aparecer durante o período de convalescência. Uma delas é a pneumonia.

Como evitar
Segundo o médico, além de vacinar os pequenos, é importante também imunizar os adultos que têm contato com o bebê. Outra providência é vacinar a grávida. Assim, os bebês aproveitam da imunização da mãe até que tenham idade suficiente para tomar a vacina.

Não espere os sintomas aparecem para tentar resolver. O melhor é ser precavida quando o assunto é a saúde do filho.
 
Meu Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário