Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dentes devem ser escovados durante 2 minutos

Quanto tempo você leva para escovar os dentes? Não tem ideia? Que tal fazer um teste? Coloque um relógio ao lado da pia e registre o tempo que você leva escovando os dentes, como você faz normalmente todos os dias. Se você gasta menos de dois minutos, saiba que não está fazendo a limpeza dos dentes corretamente, pois é este o tempo recomendado por dentistas no mundo inteiro.
 
E por que dois minutos? O tempo é calculado para que a gente gaste pelo menos 30 segundos em cada um dos quadrantes da boca. Por quadrante entenda-se o lado da boca onde ficam perfilados os dentes: a parte de cima à esquerda, a da direita, a parte de baixo da esquerda e a da direita.
 
Dados da Associação Americana de Odontologia mostram que, infelizmente, a maioria das pessoas gasta menos de 1 minuto escovando os dentes (a média mundial é de apenas 46 segundos). E isso é muito perigoso. Uma escovação não-adequada pode levar a uma série de doenças na gengiva e nos dentes. Segundo o Ministério da Saúde, 88% dos brasileiros têm cárie.
 
Outro problema grave que ocorre quando não escovamos os dentes corretamente é a formação de placas. A placa dental é o acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes. Além das cáries, a placa acarreta também outros problemas bucais, como a doença periodontal (espécie de inflamação que leva à perda dos dentes e pode ser relacionada também a problemas na gravidez, infecções, doenças cardíacas, obesidade e diabetes).
 
Uma das partes da boca mais difíceis de serem completamente limpas é a linha da gengiva, aquela região onde a gengiva se encontra com os dentes e as bactérias “gostam de ficar”. Quando a placa e os resíduos de comida não são removidos, o tecido inflama e surge a gengivite, começam os sangramentos e ocorre a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva.
 
Para remover as placas e afastar os riscos destas doenças, é recomendado que os dentes sejam escovados, no mínimo, três vezes por dia, já que as placas começam a se formar quatro horas depois da última escovação.  É preciso alternar movimentos lineares e circulares. As escovas devem ser confortáveis e usadas corretamente. É importante trocá-las a  cada três meses. Cerdas muito gastas indicam que a pessoa pode estar colocando pressão demais na escovação. O periodontista Maurício Teixeira, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, alerta: “Escovar os dentes com muita força pode causar  a recessão (deslocamento) da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente”.
 
Além da pasta, vários produtos podem ser usados para manter a saúde da boca, entre eles, fios dentais e antissépticos bucais. As escovas de dente também estão evoluindo. Depois das manuais e das elétricas à pilha, agora existem as escovas digitais com tecnologia 3-D (para intensificar os movimentos de oscilação, rotação e pulsação). Os modelos mais avançados chegam a incluir um monitor que, além de marcar o tempo para você atingir 30 segundos em cada quadrante, ainda detectam se a pressão está correta.  
 
MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário