Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tai-chi-chuan ajuda idosos a superar depressão

Como diminuir os números de depressão em idosos? A resposta pode estar no tai-chi-chuan, apontam pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA.
 
No estudo, realizado por Helen Lavretsky, pesquisadora da UCLA, foram selecionados 112 idosos com depressão, com 60 anos ou mais. Eles passaram por tratamento farmacológico tradicional por aproximadamente quatro semanas.
 
Dentre os participantes, 73, que apresentaram apenas uma melhora parcial, foram divididos em dois grupos. Durante dez semanas seguintes ao primeiro tratamento um grupo frequentaria as aulas de tai-chi e o outro – o grupo controle – aulas de educação em saúde, durante duas horas por semana.
 
Resultados acima do esperado
“Os resultados foram animadores”, diz Lavretsky. Dentre os participantes que frequentaram as aulas de tai-chi, 94% conseguiram baixar seus níveis de depressão. Destes, 65% atingiram a remissão total da condição. Em comparação, entre os participantes do grupo controle, 77% ainda tinham níveis estáveis da condição e pouco mais que a metade (51%) conseguiu superar a doença ao final do estudo.
 
“Embora os dois grupos tenham apresentado melhora na severidade da depressão, as maiores reduções foram observadas entre aqueles que fizeram o tratamento padrão e participaram das aulas de tai-chi”, aponta Lavretsky. “Este estudo mostra que a adição de um exercício que envolve a mente e o corpo, como o tai-chi, disponível na comunidade, pode melhorar os resultados do tratamento da depressão em idosos, além de outras condições médicas coexistentes ou disfunção cognitiva”.
 
“Sabemos que quase dois terços dos pacientes idosos que procuram tratamento para a depressão não obtêm alívio com a medicação prescrita. Com o tai-chi nós podemos ser capazes de tratar essas condições sem expô-los à medicação adicional”, conclui a pesquisadora cujo estudo foi publicado no periódio Geriatric Psychiatry.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário