Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Bruxismo pode levar a dores de cabeça e até na coluna

Placas ajudam a controlar problema que pode levar ao desgaste do sorriso
 
Ao acordar você costuma sentir dor de cabeça ou os músculos da mandíbula doloridos? Se sim, isso pode ser sinal de bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes, principalmente no período noturno. O problema pode atingir todas as faixas etárias e ambos os sexos, ainda que seja mais observado e estudado em adultos.
 
O bruxismo afeta os dentes, provocando problemas na gengiva, perda óssea com consequente aumento de mobilidade dos dentes, seu desgaste e fratura, além das dores de cabeça, na articulação temporomandibular e até na coluna.
 
“Não há uma definição exata de como surge o bruxismo, mas algumas causas podem acentuar o aparecimento dele, como o estresse emocional ou físico, disfunção e sobrecarga dos músculos mastigatórios, disfunção na articulação temporomandibular, interferência oclusal (superfície dos dentes), perdas dentárias e patologias das vias aéreas superiores”, explica o especialista em saúde bucal Sérgio Kignel.

Leia também:

Bruxismo: sinais e sintomas

Bruxismo atinge as crianças e profissionais desconhecem a gravidade

Saiba o que é e como tratar o bruxismo

Bruxismo pode acometer até 20% das crianças; saiba tratar

 
Quando o bruxismo está relacionado ao sono, há o envolvimento de movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação e longos períodos de contração dos músculos mandibulares. Essas retrações normalmente são bilaterais e envolvem forças máximas, apresentando duração suficiente para produzir fadiga e dor muscular.
 
“O tipo de terapia mais indicado para o alívio dos sinais e sintomas de disfunção da articulação temporomandibular associada ao bruxismo é a utilização de placas interoclusais que são de acrílico ou silicone e usadas pelos pacientes para dormir. Elas protegem os dentes do desgaste provocado pelo problema e reduzem a atividade noturna dos músculos logo após sua colocação”, diz Kignel.
 
De acordo com o Dr. Sérgio, o uso desta placa também pode ser associado às terapias psicológicas para reduzir a tensão, em sessões de fisioterapias e desgastes seletivos dos dentes para melhorar as condições oclusais.
 
Botox. Em casos mais graves de bruxismo sugere-se a aplicação de Botox na face para diminuir a atividade muscular. Já para o controle dos quadros de estresse e ansiedade, os medicamentos ansiolíticos podem ser úteis no processo.
 
“Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o problema é cortar a tensão psicológica, que pode ser feito por meio de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. É bom ressaltar que não existe um único tratamento, pois cada caso deve ser estudado de modo a receber um procedimento específico. Não falamos em cura, mas sim no controle para evitar ou diminuir suas sequelas”, fala Kignel.
 
Hábito
O bruxismo pode ser um hábito inconsciente. Um exame dental rotineiro pode identificá-lo a partir desgastes nos dentes estão ou por rachamento no esmalte.
 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário