Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sem energia? Saiba como recarregar as baterias do corpo durante o dia

Não podemos tratar nosso corpo como bateria de celular, já que nem sempre há um carregador por perto
 
Muita gente trata o próprio corpo como se fosse bateria de celular: faz uma grande carga de energia e torce para que ela dure até o final do dia. Porém, segundo nutricionistas, isso está errado.
 
– Todos os nutrientes são importantes para a manutenção do organismo e cada um tem a sua função, mas a glicose, que vem do carboidrato, é o maior combustível energético do organismo. Para ter energia durante o dia todo, a melhor forma de se alimentar é fazer pequenas refeições, várias vezes ao dia, pois um organismo sadio necessita consumir energia, em média, a cada três horas - explica a nutricionista Ana Carolina Bragança.
 
Cada indivíduo tem um gasto de energia individual, que varia de acordo com idade, sexo, peso, altura e estado de saúde, pois o organismo consome energia mesmo em repouso. Por isso, essa carga de energia diária varia de pessoa para pessoa. Quem pratica atividade física, por exemplo, deve ter mais atenção no que consome antes do treino.

Conheça os segredos dos médicos para aumentar a energia

 
– Recomendamos que a alimentação pré-treino seja rica em carboidratos. Porém, para essa energia durar mais, os carboidratos escolhidos devem ter baixo a moderado índice glicêmico, velocidade com que a glicose presente em um alimento alcança a corrente sanguínea, para que não haja uma hipoglicemia reativa, ou seja, uma queda drástica de glicose na corrente sanguínea – afirma a nutricionista. Entre esses alimentos estão arroz integral, maçã, batata doce, macarrão integral, pão integral, aveia.
 
Mas o que acontece com quem se descuida e sente que, no meio do dia, a energia acabou?
 
– Quando a energia corporal "acaba", algumas pessoas se sentem indispostas e uma grande maioria não apresenta nenhum sintoma, mas, em geral, independentemente dos sintomas, o organismo tem uma incrível capacidade de se adaptar a longos períodos de jejum. Porém, essa adaptação do organismo tem um custo um pouco elevado para o organismo. Dentro desse processo adaptativo que o organismo sofre, quem acaba suprindo parte dessa energia que faltou é a nossa massa muscular – explica Ana Carolina.

Muito cansado? Conheça 14 causas que podem estar por trás de sua fadiga

 
A nutricionista alerta sobre a importância de escolher os alimentos certos, na hora certa, para evitar que a energia acabe e evitar ter de "recarregar rapidamente". Mas, caso haja esse descuido, vale ter sempre um carregador ao lado:
 
– Quando o descuido já aconteceu, alimentos ricos em carboidratos simples, como pão branco, açúcar, macarrão branco, fruta seca, recarregam o organismo rapidamente, pois possuem alto índice glicêmico, e a glicose do alimento alcança a corrente sanguínea mais rapidamente.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário