Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Laboratório Teuto convoca recall de lote de Paroxetina embalada por erro em caixa de Norfloxacino

Antidepressivo em vez de antibiótico
 
Os comprimidos do antidepressivo Cloridrato de Paroxetina 20 mg foram cartonados em embalagem do antibiótico Norfloxacino 400 mg. Os medicamentos fabricados pelo Laboratório Teuto Brasileiro, 11.500, em novembro de 2013, do lote 2946049, foram incluídos em um recall comunicado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), devido ao risco à saúde e à segurança do consumidor que o consumo pode causar.
 
Segundo o fabricante, “o Cloridrato de Paroxetina é utilizado no tratamento de depressão e de outros transtornos psiquiátricos. O Norfloxacino é um medicamento com ação bacteriana, utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias. O uso equivocado do produto Paroxetina ao invés do Norfloxacino (medicamento indicado na caixa) causará o aumento dos níveis de serotonina, neurotransmissor responsável por diversas ações no organismo. Por sua vez, a não utilização do Norfloxacino, influenciará no tratamento da infecção”.
 
A Senacon destaca que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
 
Mais informações podem ser obtidas com a empresa, por meio do telefone 0800 62 1800, ou pelo site. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça.
 
A Anvisa já havia determinado, na terça-feira, a apreensão e inutilização, em todo o país, do lote L32 do medicamento Hemogenin Comprimidos 50mg – Sarsa. A empresa Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda, detentora do registro do medicamento, informou que não fabricou o lote acima, sendo, portanto, um lote falsificado.
 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário