Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 11 de agosto de 2013

Diabetes: como guardar e conservar a insulina?

Guia da insulina descomplicada tira essas e outras dúvidas
 
Como e onde guardar a insulina? A validade após aberta é a mesma que quando fechada? Essas são algumas dúvidas dos pacientes com diabetes que precisam fazer uso de insulina. Descomplicar e fazer o uso da insulina de forma correta é uma das bases do tratamento e bom controle do diabetes, então... Mãos à obra: 
 
Qual a apresentação da insulina?
A insulina usada para o tratamento do diabetes é injetável e pode vir em frascos de 10 ml para uso em seringas, ou em refis de 3 ml para ser utilizado em canetas. Cada 1 ml de insulina contém 100 unidades (U). No tratamento do diabetes a prescrição de insulina é feita em unidades e as seringas específicas para insulina já vem com a marcação de unidades feita. Cada tipo de seringa tem uma capacidade diferente, e podemos encontrar nas farmácias seringas com capacidade para 30, 50 e 100 unidades, além de diferentes tamanhos de agulhas.
 
Onde guardar?
Os frascos abertos ou fechados duram um mês quando guardados em temperatura ambiente (15 a 30°C). O frasco fechado estocado em geladeira irá durar até a data de validade escrita no rótulo - lembre-se de nunca usar insulina com a data de validade vencida. Quando o frasco é aberto, pode ser guardado tanto na geladeira (entre 2°C e 8°C) quanto em temperatura ambiente (15 e 30°C), sendo que após aberta a duração é de um mês para ambos os casos. É importante a insulina ser jogada fora após esse período mesmo que ainda tenha sobrado no frasco. Uma boa dica é, quando abrir o frasco, anotar com uma daquelas canetas de escrever em CDs a data de abertura e ao final de um mês, descartá-la. Dessa forma, os frascos fechados devem ser guardados de preferência na geladeira, já os abertos poderão ser guardados da maneira que a pessoa preferir. 
 
Em qual lugar da geladeira?
A insulina que foi congelada não irá ter o mesmo efeito em reduzir os níveis de açúcar no sangue. Portanto, ao guardar na geladeira, é importante manter longe dos locais de congelamento. O melhor lugar para guardar a insulina é gaveta de legumes, evitando colocar em outros recipientes que possam comprometer a conservação, como caixas de isopor. Como a porta é a região de maior oscilação de temperatura, evite guardar sua insulina ali.
 
Onde em temperatura ambiente?
Armários frescos, secos e ventilados, longe de luz e de variações de temperatura são os melhores lugares para guardar a insulina em temperatura ambiente. Em cidades onde o verão é muito intenso e pode ultrapassar os 30 graus, a recomendação é guardar a insulina na geladeira.
 
Como conservar as canetas?
As canetas recarregáveis, ou seja, aquelas que trocamos o refil, devem ser guardadas fora da geladeira para não danificar o mecanismo de injeção. Os refis e as canetas descartáveis podem, da mesma forma que os frascos, serem guardadas em temperatura ambiente ou na geladeira. Os refis abertos e as canetas descartáveis abertas tem validade de um mês também.
 
Qual a temperatura da insulina para aplicação?
Muitos pacientes reclamam de dor e irritação no local da picada quando a insulina está gelada. A dica é retirar o frasco da geladeira cerca de 20 minutos antes, assim evitamos um pouco o desconforto.
 
Vou viajar, o que eu faço?
Se a viagem durar menos de seis horas e a insulina não for exposta a grandes variações de temperatura, poderá ser transportada em temperatura ambiente. Em viagens com um período maior, precisará ser transportada em bolsa térmica com gelo. Mas aqui vai mais uma dica: o gelo não pode encostar diretamente no frasco, sob o risco de congelar a insulina. No avião, a insulina deve ir junto com as bolsas de mão, nunca com a bagagem normal, pois o compartimento de cargas não apresenta o mesmo controle de temperatura que a cabine.
 
E para o trabalho?
Se o paciente utiliza apenas uma única insulina, ele poderá montar a seringa pela manhã e aplicar no horário do almoço, se esse período não ultrapassar seis horas fora da geladeira. Caso o paciente misture dois tipos de insulina, como NPH e regular, ele deverá transportar os frascos. É importante não expor a seringa com insulina a variações de temperatura, e transportar em um recipiente que evite que o êmbolo da seringa seja pressionado, como um estojo de óculos por exemplo.
 
Quais os sinais de que a insulina ainda está própria para uso?
Antes de aplicar é importante sempre verificar se a cor e o aspecto da insulina são os mesmos desde que o frasco foi aberto. Qualquer mudança na cor ou o aparecimento de granulações exige descarte imediato e substituição por um frasco novo.
 
A insulina NPH tem o aspecto leitoso e antes de aplicá-la é importante girar delicadamente o frasco, para homogeneizar a insulina. As insulinas regulares e a insulina glargina são transparentes e não vão precisar de homogeneização.
 
Um cuidado importante é sempre colocar ar dentro do frasco na quantidade de insulina que será aspirada, por exemplo: caso vá aplicar 20 unidades, aspirar ar na seringa e introduzir o ar dentro do frasco para então aspirar a insulina na dose de 20 unidades. Sempre checar se não houve entrada de ar na seringa após ter aspirado a insulina. Dar leves batidas na seringa ajudam a eliminar as bolhas de ar através da agulha. Caso seja necessário, aspire mais um pouco de insulina até atingir a dose desejada.
 
E depois da aplicação?
É muito importante que a seringa e a agulha utilizadas sejam descartadas em caixa de material perfuro-cortante. Caso não seja possível a aquisição desta caixa, é recomendado colocar as agulhas em uma garrafa pet e após estar cheia levá-la tampada para a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
 
E para quem usa bomba de infusão de insulina?
As bombas de infusão de insulina são aparelhos portáteis do tamanho de um celular, que são conectadas ao subcutâneo por meio de uma cânula sobre a pele. Ela libera insulina de forma contínua e permite ao paciente fazer ajustes mais corretos da quantidade de insulina infundida conforme a alimentação e as atividades diárias.
 
Dentro do aparelho existe um local específico para encaixar o frasco de insulina. Este frasco é diferente do frasco normal, pois deve caber dentro do aparelho. Os frascos da bomba de infusão de insulina devem ser guardados em geladeira, e após serem colocados dentro da bomba de infusão para o uso também terão validade de 30 dias.
 
Por: Dra. Andressa Heimbecher Soares - Endocrinologista
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário