Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comprometimento dos pacientes aumenta com TI em Saúde

Estudo da GBI Research afirma que a TI em saúde envolve os pacientes e aumenta a eficiência do sistema , numa tentativa de contra-atacar o alto custo imposto por doenças crônicas
 
Relatório de especialistas em saúde da GBI Research sobre o sistema norte-americano possui semelhanças com a situação Brasileia, o resultado demonstra que o aumento dos custos de saúde e o desperdício no sistema estão forçando os serviços de saúde a repensarem como ela é entregue.
 
O documento afirma que a tecnologia da informação em saúde está sendo usada como uma forma de envolver os pacientes e aumentar a eficiência no sistema de saúde, numa tentativa de contra-atacar o alto custo imposto por doenças crônicas.
 
A despesa nacional com saúde nos Estados Unidos já ultrapassou 17% do Produto Interno Bruto (PIB) – no Brasil o valor gira em torno de 8% -; ambos os países enfrentam o envelhecimento da população e crescente prevalência de doenças crônicas. O custo de saúde com doenças crônicas domina a despesa médica norte-americana, principalmente devido às complicações resultantes da falta de comprometimento dos pacientes com o tratamento e medicações. A falta de comprometimento é uma das principais causas de gasto no sistema de saúde em todo o mundo entre os pacientes de doenças crônicas.
 
A falta de comprometimento com medicamentos afeta negativamente tanto o paciente quanto a indústria: o paciente tem um tratamento menos efetivo e aumento de riscos de hospitalização, enquanto o sistema de saúde já instável encara a pressão para melhorar os resultados dos pacientes e controlar os custos. Enquanto isso, a indústria farmacêutica sofre com baixa venda de medicamentos e menos evidência de perfil de eficácia de medicação.
 
O comprometimento dos pacientes em sua própria saúde capacita-os à escolha significativa e, por isso, a reforma na indústria de saúde dos Estados Unidos tem ênfase em dois pontos centrais: comprometimento e coordenação do cuidado. As tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel significativo nesse processo.

TI em Saúde
O estímulo federal está levando investimentos na Tecnologia de Informação de Saúde (HIT – Healthcare Information Technology), possibilitando o compartilhamento e de dados e a coordenação na prestação de cuidados. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS – Health and Humam Services) determinou a adoção da tecnologia pelos prestadores de cuidado, com bolsas de inovação, incentivos e penalidades oferecidos pela Lei Tecnologia de Informação de Saúde para Saúde Clínica e Econônica (Act HITECH – Health Information Technology for Economic and Clinical Health). O rápido aumento de custos também está forçando as seguradoras a aumentarem a tecnologia e colaborações, levando a indústria ao melhor comprometimento dos pacientes.

Grandes investimentos foram injetados nos Registros Eletrônicos de Saúde (EHR – Electronic Health Records) e outros sistemas de informação de saúde que permitem que os profissionais tenham acesso e compartilhem grandes quantidades de dados. Essas tecnologias permitem que os provedores de saúde tenham um melhor diálogo com os pacientes e os comprometam com o gerenciamento de sua própria saúde. Os pacientes também são alvo de outras ferramentas digitais, conforme o aumento do uso de internet móvel e plataformas de mídia social. Conforme os pacientes usam a internet para buscar informações e conectarem-se com redes de suporte, há um aumento para a necessidade de fontes confiáveis para a informação de saúde. As empresas farmacêuticas estão facilitando e participando desse diálogo on-line para fornecer aos pacientes informações autênticas e aumentar o comprometimento deles.
 
Os avanços tecnológicos já demonstraram a melhoria no comprometimento do paciente com os registros eletrônicos de saúde, e-receita, aplicativos de saúde e campanhas em rede social. Os membros da indústria estão percebendo o potencial em colaborar para produzir uma melhor prestação de cuidados.

*Fonte: GBI Research (NOVA YORK 21 de novembro de 2012), que produz relatório de inteligência de negócios, oferecendo dados e previsões com base na análise de líderes da indústria para assegurar que todos fiquem atualizados com as últimas tendências do mercado

Por SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário