Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Poluição: um mal para a visão

Má qualidade do ar pode provocar irritações nos olhos.
 
Um tema muito debatido e discutido por ambientalistas, a poluição ambiental é um assunto que ganha cada vez mais espaço na mídia. Sabemos que este assunto está diretamente ligado ao nosso estilo de vida e saúde, mas você sabia que a poluição também pode fazer mal à sua visão? Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou que, no Brasil, a poluição do ar por metro cúbico, em cidades com mais de 100 mil habitantes chega a ser o dobro do recomendado, 40 microgramas de poluição, sendo o nível aceitável de 20 microgramas.
 
O oftalmologista do HCO, Marcelo Campos, explica que os poluentes, encontrados no ar atingem diretamente nossa visão. “As substâncias químicas podem causar, principalmente, em pessoas que sofrem problemas alérgicos, a predisposição para olho seco, conjuntivite, inflamações e alergias oculares”. Estima-se que 20% da população do Brasil tenham problemas alérgicos e que de cada 10 casos, seis desenvolvem a patologia nos olhos. Marcelo Campos ressalta que o grande complicador e que pode vir a resultar em outras doenças é coçar os olhos frequentemente. “As alergias, na maioria dos casos, tem como um dos principais sintomas a coceira. Quando acometida nos olhos a tendência é que o paciente coce-os sem parar e se não tratado pode vir a prejudicar a visão, podendo até mesmo evoluir para o ceratocone”. Outros problemas visuais destacados pelo oftalmologista são o lacrimejamento, olhos vermelhos, sensação de ardência e impressão constante de ter algo arranhando os olhos.
 
A primeira recomendação de Marcelo Campos para quem desenvolver alguns destes sintomas é procurar um oftalmologista para verificar o problema. Mas ele deixa a dica: “recomenda-se para pessoas com antecedentes alérgicos que criem o hábito de lavar os olhos várias vezes ao dia. Deixá-los sempre limpos. E para quem sofre com olho seco o uso de lágrima.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário