Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Terapia hormonal pela 'medicina antienvelhecimento' está proibida no país

Em outubro, o CFM (Conselho Federal de Medicina) vetou o uso de hormônios em terapias com o objetivo de prevenir ou reverter o envelhecimento. A medida não proíbe os implantes contraceptivos -mesmo se forem usados com fins estéticos-, mas aborda a questão da reposição de hormônios como a testosterona.
 
O texto da resolução, que tem força de lei, diz que as substâncias podem ser receitadas apenas quando houver um deficit comprovado no organismo do paciente ou no caso de o benefício ser cientificamente provado.
 
O documento também proíbe a prescrição de vitaminas e compostos antioxidantes para terapias da medicina antienvelhecimento.
 
Para os médicos que defendem o uso de implantes hormonais, a medida do Conselho não interfere na prática.
 
"'Anti-aging' é pura picaretagem. As pessoas envelhecem melhor quando fazem reposição hormonal, mas [o tratamento] não impede o envelhecimento", diz o ginecologista Malcolm Montgomery.
 
Elsimar Coutinho, também ginecologista, vai na mesma linha. "Meu tratamento não oferece juventude a ninguém. Oferece saúde e preservação da juventude, quer dizer, você envelhece mais devagar."
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário