O Dispositivo Intra-Uterino (DIU) é um interessante método de contracepção. Um estudo americano mostra que, no entanto, as mulheres não sabem bem como ele funciona
Você já ouviu falar no DIU, o dispositivo intra-uterino?. Você sabe como ele funciona e quais são seus riscos?. Se a resposta é sim, saiba que você está mais bem informada que muitas mulheres americanas. Pois é esta a conclusão de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos: mulheres em idade reprodutiva têm concepções errôneas sobre os benefícios, riscos e eficácia do contraceptivo intra-uterino. Vamos aos dados mais importantes do estudo.
Foram entrevistadas mais de 1.600 mulheres, com média de idade de 32 anos, escolhidas aleatoriamente. Quase 8% das participantes já haviam usado o DIU, em algum momento da vida e metade delas se dizia contente com o método. No geral, 4 em cada 5 mulheres diziam conhecer o DIU, mas apenas 1 em cada 4 discutiu com seu médico a possibilidade de vir a usá-lo. E neste caso, o estudo mostra que discutir sobre o DIU com o médico aumentava muito a chance de optar pelo seu uso. Até aí tudo bem. Mas o estudo mostra também que 61% das mulheres subestimavam sua eficácia e metade das mulheres respondeu erroneamente as questões sobre uso e segurança. E isso incluía questões como risco de infecção, infertilidade futura e até câncer. Ou seja, uma série de desinformações que levam a mulher a, eventualmente, deixar de escolher um método que poderia ser muito bom para ela. Muitas nem sabiam dizer se eram candidatas ao uso do DIU.
A recomendação dos autores da pesquisa é que independemente do histórico pessoal de uso de métodos contraceptivos, as mulheres precisam aprimorar seus conhecimentos sobre esta área. Me parece que é uma ótima recomendação para as americanas e para as brasileiras também. (Madden et al. Obstetrics & Gynecology 2011; 117: 48-54)
Nenhum comentário:
Postar um comentário