Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de maio de 2011

Atrasar chegada na maternidade aumenta os riscos do bebê?

O momento de ir para o hospital para o parto preocupa muitos casais. Um estudo holandês avalia o impacto da demora em chegar ao hospital sobre os riscos perinatais.


Muitos casais, homens e mulheres gestantes, se preocupam com a chegada ao hospital, no momento do parto. Será que dá tempo?. Preicsa ir voando para o hospital?. São questões que atormentam os casais grávidos. Pois bem, um estudo holandês avaliou o efeito do tempo de viagem de casa para o hospital na mortalidade e resultados perinatais adversos. A pesquisa envolveu mais de 751 mil nascimentos, de fetos únicos, entre 2000 e 2006, o que incluiu mais de 1.100 casos de óbito intraparto e logo após o parto, além de mais de mais 4.500 casos onde o resultado obstétrico foi classificado como desfavorável. Isso incluía, por exemplo, a transferência do recém-nascido para uma unidade de terapia intensiva.

Neste estudo, o tempo médio de viagem para o hospital a partir de casa era de 13 minutos, e a maioria das mulheres, 74%, teve um tempo de viagem de menos de 20 minutos. O resultado da pesquisa mais interessante é que cerca de 193 mil mulheres demoraram mais de 20 minutos para chegar ao hospital e elas tiveram um aumento de quase 30% no risco de complicações intra-parto e perinatais, na comparação com mulheres que levaram menos tempo para chegar ao hospital.

Mas antes que as gestantes brasileiras se assustem é bom levar em conta as diferenças entre as realidades do Brasil e da Holanda e, mesmo, o baixo número de complicações obstétricas e perinatais, no geral. Mostrando que o parto é assim bastante seguro. De qualquer modo algumas gestantes têm pressa e se começar a ficar complicado ir para o hospital justamente na hora dar a luz, elas podem dizer como a Angélica: eu vou de táxi. Ravelli et al. BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynecology 2011;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário