Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de maio de 2011

A web pode ajudar no tratamento da dor crônica?

A dor crônica é um grave problema para muitas mulheres, que pode ser tratada também por terapias cognitivas. Uma revisão sistemática avalia se este tipo de tratamento por meio da internet funciona


Você tem noção do impacto econômico causado pela dor crônica?. Pois bem, ele é altíssimo e estima-se que nos Estados Unidos isso custe mais de US 200 bilhões anualmente. Isso se explica pelo fato de que os tratamentos são longos, caros e muitas vezes multidisciplinares. E tem muita gente precisando de tratamento, incluindo muitas mulheres. São milhões de pessoas que sofrem de dores de cabeça, dores lombares e outras dores.

Uma intervenção adequada para estes pacientes é o uso da terapia cognitivo-comportamental (TCC), que já foi utilizada com sucesso em problemas depressão e transtornos de ansiedade. Os princípios fundamentais da TCC no tratamento da dor são ajudar o paciente a compreender como os comportamentos podem afetar a experiência da dor, o desenvolvimento de competências para lidar com as queixas, e reestruturação cognitiva. Até aí parece muito bom. Mas será que funciona assim na vida real?. E se esta terapia for feita por meio da internet, isso pode útil como modalidade de tratamento?.

Uma revisão sistemática procurou quantificar a eficácia das intervenções cognitivo-comportamentais baseadas no uso da internet no tratamento de pacientes com dor crônica.No total foram incluídos 11 estudos, onde o grupo controle não recebia nenhum tratamento e apenas aguardava em lista a oportunidade de ser tratado. A conclusão mais importante da revisão é que este tipo de intervenção funciona. Ou seja, a terapia cognitiva melhorou significativamente os sintomas dos participantes, de acordo com os resultados obtidos nas escalas de dor empregadas. Mas vale ressaltar que este benefício foi pequeno. Outro dado curioso é que a taxa de abandono nos grupos submetidos à terapia pela internet foi até certo ponto aceitável: em torno de 26%.

O fato é que os riscos e efeitos adversos destes tratamentos são pequenos e os custos, sem dúvida, menores que aqueles dos tratamentos farmacológicos e das terapias psicológicas presenciais. E tudo isso encoraja a pesquisa neste campo meio futurista e quase inimaginável que é a terapia pela internet. Uma ótima perspectiva para pessoas com ou sem dor crônica, que precisam de ajuda de alguém. Mesmo que este alguém seja virtual. (Macea et al. The Efficacy of Web-Based Cognitive Behavioral Interventions for Chronic Pain: A Systematic Review and Meta-Analysis. The Journal of Pain 11: 917-929, 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário