Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Corantes naturais também trazem benefícios para a saúde

Corantes naturais também trazem benefícios para a saúde Stoch Photos, Divulgação /
O pêssego é uma das fontes naturais de betacaroteno,
que é usado como pigmento
Nem sempre produtos que tornam alimento mais apetitoso trazem efeitos nocivos
 
Algumas cores são capazes de estimular o apetite. Não é a toa que pigmentos extraídos de flores, como o açafrão, são utilizados há séculos para realçar receitas. Na indústria de alimentos, os corantes tornam o produto visualmente mais apetitoso, restauram o aspecto original eventualmente perdido durante o processo e proporcionam até cor a itens que são naturalmente incolores.
 
Por outro lado, é comum associar corantes a efeitos nocivos à saúde — o que nem sempre é verdade. Os carotenoides, por exemplo, são pigmentos naturais que não só dão tonalidades amarelada, alaranjada e avermelhada, mas também contribuem com benefícios antioxidantes.
 
Já o betacaroteno — responsável pela pigmentação de frutas e hortaliças, incluindo manga, melão, pêssego, abóbora e cenoura — é, além de antioxidante, fonte de vitamina A para o organismo.
 
A luteína e a zeaxantina são outros exemplos de pigmentos extraídos da natureza que trazem benefícios — no caso, melhoram a acuidade visual. Estudos científicos mostram que a ingestão desses pigmentos está associada ao menor risco de degeneração macular (problema relacionado à visão e comum entre pessoas mais velhas).
 
Outras pesquisas apontam também a relação do licopeno — que é responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia e pimentão — com a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares.
 
O avanço da tecnologia permite que os pigmentos naturais sejam extraídos ou sintetizados em laboratório. É possível verificar a presença de corantes naturais ou idênticos aos naturais fazendo a leitura dos rótulos.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário