Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Suplementos de ômega-3 retardam efeito biológico do envelhecimento

Tomar suplementos de ômega-3 pode retardar um processo biológico ligado ao envelhecimento, mostra estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA
 
A pesquisa mostrou que a maioria dos adultos de meia-idade com sobrepeso, mas saudáveis, que tomaram suplementos por quatro meses preservaram pequenos segmentos de DNA nos glóbulos brancos do sangue. Estes segmentos, chamados telômeros, diminuem ao longo do tempo em muitos tipos de células, como uma consequência do envelhecimento.
 
Os participantes no estudo tomaram 2,5 g ou 1,25 g de ômega-3. O grupo controle tomou pílulas contendo uma mistura de óleos vegetais comuns.
 
Os resultados mostraram que o alongamento dos telômeros nas células do sistema imunológico foi mais prevalente em pessoas que aumentaram substancialmente a proporção de ômega-3 em relação a outros ácidos graxos em sua dieta. A suplementação com ômega-3 também reduziu o estresse oxidativo, provocado pelo excesso de radicais livres no sangue, cerca de 15% em comparação com os efeitos observados no grupo que tomou apenas o placebo.
 
“A descoberta sobre os telômeros é provocativa na medida em que sugere a possibilidade de que um suplemento nutricional possa realmente fazer a diferença no envelhecimento,” afirma a líder do estudo Jan Kiecolt-Glaser.
 
Estudos anteriores mostraram que suplementos de ácidos graxos ômega-3 reduziram a inflamação no mesmo grupo de adultos.
 
“A inflamação em particular é a base de muitos problemas de saúde. Qualquer coisa que reduza a inflamação tem vários efeitos potencialmente saudáveis entre os adultos mais velhos”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário