Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Saiba como identificar a tendinite no ombro

Compressas de gelo, medicamentos, fisioterapia e cirurgia são algumas das possibilidades de tratamento
 
Durante a prática de exercício físico, você começa a sentir uma dorzinha chata no ombro e, de repente, ela piora para uma dor crônica, principalmente, ao movimentar o ombro. Sensação de fisgadas, cãimbras e fraqueza ao levantar qualquer objeto são os principais sintomas da tendinite, uma inflamação do tendão que pode acometer regiões do corpo como calcanhares, cotovelos, joelhos, ombros ou pulsos.
 
Segundo o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha, a tendinite pode ser o resultado do uso excessivo dos tendões e dos músculos, o que, consequentemente, provoca inflamação.
 
A tendinite surge quando ocorre um desequilíbrio na força muscular. Realizar movimentos de forma errada ou levantar pesos além da sua capacidade são as causas mais frequentes — explica o médico.
 
O tendão é a estrutura que liga os músculos aos ossos. Quando se contrai a musculatura, o tendão puxa o osso e produz o movimento. A tendinite é uma inflamação no tendão que, geralmente, pode ser pela sobrecarga do tendão ou pelo atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor.
 
As profissões mais afetadas pelas tendinites de ombro são aquelas em que o indivíduo executa atividades com o braço acima da cabeça, como professores, pintores e esportistas que realizam movimentos de arremesso. Outro fator de risco é a perda de massa muscular e elasticidade dos tecidos que constituem nosso corpo que é natural com o envelhecimento, por isso, pessoas com idade acima dos 60 anos podem apresentar o problema.
 
Quem apresenta tendinite no ombro pode sentir dor durante a movimentação da articulação (ao levantar o braço acima da cabeça ou durante a prática de algum esporte) geralmente na parte superior do ombro, ou uma dor atrás do ombro, depois do jogo.
 
O tratamento pode ser feito inicialmente compressas de gelo, três ou quatro vezes ao dia. Além disso, medicamentos também podem ser utilizados para controle da inflamação e alivio da dor. Já as sessões de fisioterapia irão ajudar a manter ou recuperar o movimento e a força do membro afetado. Em casos crônicos, pode ser necessária intervenção cirúrgica.
 
Com relação aos exercícios físicos, devem ser moderados e não devem causar dor até a recuperação total do tendão lesionado. A prática de alongamentos e de fortalecimento muscular ajuda a prevenir novas lesões.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário