Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que deixar os filhos na creche tem a ver com eles ficarem obesos?

2 445290 49427766 Anissa Thompson 300x200 O que deixar os filhos na creche tem a ver com eles ficarem obesos?Crianças muito pequenas que ficam em creche a maior parte do dia tem até 50% mais chances de se tornarem obesas.
 
A afirmação é da pesquisa feita por Marie-Claude Geoffoy, da Universidade de Montreal no Canadá e que acompanhou mais de 1.600 crianças com idade entre 1,5 e 4 anos. Os pequenos tinham maior propensão em estar em risco de obesidade quanto completavam 10 anos de idade.
 
“Esses resultados não podem ser explicados apenas com base em questões sócio-econômicas, qualidade do casamento dos pais, alimentação adequada ou IMC da mãe – que diversas pesquisas apontam influenciar nessa questão – ou mesmo outros pontos”, diz a autora.
 
A hipótese levantada pelos pesquisadores da equipe de Geoffoy é que no ambiente das creches há pouca atividade física disponível – algo que vai além das brincadeiras – e alimentação pouco equilibrada, com excesso de doces.
 
Além disso pode ocorrer algum tipo de “deseducação alimentar”, hábito que vai se perpetuar ao longo da vida, já que os pais ou cuidadores da família (como avós ou tios) não estarão presente para contrapor o que foi ensinado durante as refeições na creche.
 
Creche e ambiente familiar devem se complementar quando o assunto é hábitos saudáveis
“Os pais também são corresponsáveis, pois nem sempre educam seus filhos para comer adequadamente e fazer escolhas saudáveis e também não trazem para o dia a dia nenhum tipo de rotina de atividades físicas mais intensas”, diz Sylvana Côté, outra pesquisadora envolvida no estudo que foi publicado no periódico The Journal of Pediatrics.
 
“Mais do que criticar as creches, nosso estudo demonstra que elas têm um papel fundamental para combater os possíveis problemas com o peso que essas crianças possam vir a desenvolver. Caso os responsáveis por esse tipo de serviço se engajem de forma correta, a creche pode até sobrepor influências negativas do ambiente familiar”, finalizam.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário