Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Evite alimentos que podem causar má digestão se consumidos em excesso

Pimenta aumenta pressão do músculo na parte inferior do
esôfago, podendo causar azia
Nutróloga dá dicas de alimentação para evitar aquela sensação de queimação no estômago
 
A alimentação inadequada é a grande culpada por aquela sensação de queimação estomacal, acompanhada de mal-estar. Cigarro, bebidas alcoólicas, medicamentos que irritam o estômago e o péssimo hábito de comer depressa também podem atrapalhar a digestão.
 
Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, a má digestão pode fazer com que a absorção de nutrientes fique prejudicada.
 
A quantidade de líquido ingerida durante as refeições, os alimentos consumidos e as doenças associadas ao aparelho digestivo são as principais causas da má digestão — explica a médica.
 
Além disso, os incômodos da indigestão podem variar. Geralmente, quem consome uma quantidade exagerada sente um desconforto após a refeição. Já quem sofre de algum distúrbio no estômago leva um tempo maior para sentir esse mal-estar.
 
Esses sintomas podem desaparecer com a mudança dos hábitos alimentares ou após tomar antiácidos. Mas, se permanecerem por mais de uma semana, seguidos de dores abdominais ou fezes escuras, é importante procurar um médico para avaliar a gravidade do problema.
 
A nutróloga revela quais são os alimentos que atrapalham o bom funcionamento do aparelho digestivo. Identifique-os para moderar nesse cardápio:
 
Fritura, carnes vermelhas e ovos
Alimentos gordurosos retardam o esvaziamento do estômago e comprometem o processo digestivo. Consumir frituras e alimentos gordurosos em exagero sobrecarrega o estômago e causa azia e refluxo ácido.
 
Frutas cítricas
Manga, laranja, abacaxi, tangerina, morango — em excesso — podem desencadear dor em quem sofre de gastrite ou úlcera. Essas pessoas devem optar por frutas alcalinas como banana, uva-passa ou melão. O limão também pode ser um forte aliado para amenizar a dor e ajudar a digerir os alimentos pesados.
 
Tomate
Seu consumo inadequado pode causar azia e má digestão. O ideal é consumi-los três vezes por semana, acompanhado de azeite extra virgem.
 
Leite e seus derivados
As pessoas que apresentam intolerância à lactose têm dificuldade em ingerir alimentos derivados do leite e podem apresentar náusea, vômito ou diarreia. É aconselhável trocar o leite por bebidas vegetais de digestão como quinoa, aveia, soja ou leite de arroz.
 
Pimenta
Ela diminui a pressão do músculo na parte inferior do esôfago, fazendo com que o ácido volte para o canal e cause refluxo gastroesofágico. Algumas pessoas podem sentir azia, dor e queimação no centro do tórax.
 
Café
A cafeína estimula a acidez estomacal. O consumo exagerado de café impede a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. Além disso, a bebida pode facilitar a volta da comida para a garganta, provocando sensação de queimação e ânsia.
 
Refrigerante
Ao ser ingerido durante as refeições, o refrigerante modifica o ph local, o que compromete a atividade enzimática. Esse processo dificulta a absorção de vitaminas e minerais, contribuindo para a má digestão de proteínas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário