Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Memória é importante para preservar a individualidade, diz psiquiatra

Na maioria dos casos, esquecimento e depressão estão interligados
 
Se recordar é mesmo viver, comece desde já a exercitar seu cérebro para que as boas lembranças da vida não se percam com o tempo.
 
O neurocirurgião e chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Mãe de Deus, Arlindo D'Ávila, explica que o cérebro apresenta múltiplos sistemas de memórias, com diferentes características e envolvendo distintas redes neuronais. Diretamente associada à aprendizagem, a memória envolve um processo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências.
 
Nossos neurônios se assemelham aos nossos músculos, quanto mais exercitamos, melhor irão trabalhar — compara D'Ávila.
 
Para ele, as memórias são extremamente importantes para a individualidade do ser humano. Aquilo que cada um recorda é diferente do que os outros lembram, mesmo que tenham vivido a mesma situação. No entanto, algumas pessoas recordam eventos, fatos, emoções e desempenhos por períodos curtos e outros por toda a vida.
 
O geriatra Evaldo Nascimento compara o desgaste fisiológico que leva naturalmente ao esquecimento com o surgimento dos cabelos brancos e das rugas. É quando, por volta dos 75 a 80 anos, a pessoa esquece o que disse cinco minutos antes, mas lembra de coisas que viveu há 40 anos.
 
Nesses casos, o esquecimento normalmente não atrapalha o convívio social, embora exija algumas adaptações, como acionar lembretes para desligar equipamentos domésticos ou tomar remédios — comenta Nascimento.
 
Já o esquecimento patológico costuma ser mais precoce e demanda acompanhamento médico para identificar a origem do problema, que pode ser uma doença degenerativa, como Alzheimer. Aí sim, o impacto no núcleo familiar pode ser até mais grave do que no paciente, pois ele esquece o nome dos filhos e precisa de ajuda para fazer as atividades mais básicas do dia a dia, mas não tem consciência do que está se passando.
 
Outro fator destacado pelo geriatra é que quadros de esquecimento e depressão, quase sempre, estão interligados ou nas causas — quando a depressão afeta a memória — ou nas consequências — quando a perda da memória desencadeia um quadro depressivo.
 
Ainda no rol dos fatores psíquicos que levam ao esquecimento, o neurocirurgião Arlindo D'Ávila alerta que o grau de estresse tem uma incidência importante.
 
— A maioria das pessoas que acha que tem falta de memória, na verdade, tem desatenção, porque estão muito cansadas ou estressadas — comenta.
 
Dicas para manter a memória em dia
Vivencie situações novas, pois elas mantêm a mente ativa e criam novas conexões.
 
Exercite o cérebro com frequência. O hábito de pensar em estratégias, seja em jogos ou leituras, melhora as funções cognitivas.
 
Faça associações. Ligue assuntos novos a algo que você já conhece. Quanto mais associações, mais ações serão lembradas.
 
Durma bem. O sono é o estado em que o nosso cérebro consolida novas informações adquiridas e as armazena como memória.
 
Cuide da alimentação. Uma dieta rica em ômega 3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro.
 
Equilíbrio emocional. As cobranças rotineiras e situações de estresse podem prejudicar a atenção e levar a pessoa, dependendo do caso, à depressão — o que dificulta muito o processo de memorização.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário