Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alimentação balanceada reduz em 35% o risco de um segundo ataque cardíaco

2 753398 19730712 Francois Carstens 300x241 Alimentação balanceada reduz em 35% o risco de um segundo ataque cardíacoBoa alimentação protege contra ataque cardíado, especialmente em quem já teve um.
 
Pacientes com problemas de coração e que sobreviveram a um ataque cardíaco normalmente assumem a postura que apenas tomar os medicamentos indicados pelo seus médicos é o suficiente para protegê-los. O mesmo vale para aqueles que já tiveram um AVC e que, no primero momento, prometem mudar seus hábitos alimentares, mas sempre se esquecem com o tempo.
 
Mas um estudo recente, publicado no periódico Circulation, confirma que o principal efeito protetor para a saúde desses indivíduos, especialmente para aqueles que já tiveram problemas anteriormente. O estudo partiu justamente do acompanhamento desses pacientes que já haviam tido um ataque cardíaco ou AVC.
 
Pessoas com as dietas mais saudáveis – consumiam muitas frutas, vegetais, alimentos integrais, nozes e amêndoas e preferiam o peixe ao consumo de carne vermelha – tinham 35% menos chances de terem um segundo episódio do coração e 19% menos riscos de acidente vascular cerebral (o popular derrame). O estudo analisou dados de mais de 32 mil pessoas em 40 países.
 
“Algumas vezes os pacientes acham que apenas continuar o tratamento farmacológico para a hipertensão e o colesterol é o suficiente e que não é preciso modificar hábitos alimentares, o que é uma ideia errada”, diz a autora Mahshid Dehghan, pesquisadora da Universidade de McMaster, no Canadá.
 
Os pesquisadores, entretanto, também chamam a atenção para o fato de quem se preocupa com a dieta também têm outros hábitos saudáveis associados, como fazer algum tipo de atividade física. E o estudo, claro, não contradiz as indicações dos médicos: uma boa dieta deve estar associada ao tratamento indicado e remédios que controlem outros problemas de saúde.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário