Foto: Stock Images Dieta pobre em nutrientes é responsável pela ausência de vigor físico |
Com a correria e os afazeres do dia-a-dia, é normal sentir cansaço mental e falta de energia. Porém, a indisposição no trabalho não está relacionada apenas ao excesso de atividades, ao estresse ou as noites mal dormidas. A alimentação também interfere significativamente na disposição dos brasileiros para executar as tarefas.
— Uma dieta pobre em nutrientes é responsável pela ausência de vigor físico. Alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas, frituras, carnes vermelhas e o excesso de açúcares aumentam a sensação de cansaço. Como são de difícil metabolização, eles exigem um gasto de energia muito maior no organismo, ocasionando um desequilíbrio do corpo— explica a nutricionista Ana Huggler.
Por isso, o cardápio deve ser colorido e constituído por vitaminas, antioxidantes e fibras. Cada célula precisa de pelo menos 45 nutrientes para desempenhar suas funções adequadamente. A alimentação variada supre as necessidades do organismo de cada pessoa, mas a maneira como esses nutrientes atuam e contribuem para o seu funcionamento dependerá de processos bioquímicos e fisiológicos que atuam após a ingestão do alimento.
— Não basta aderirmos a hábitos alimentares mais saudáveis. Precisamos de uma dieta que atue fortalecendo o nosso organismo para, desta forma, prevenir o aparecimento de doenças e assim contribuir para a aquisição de mais saúde— informa a nutricionista.
Indispensável, o café da manhã fornece a energia necessária para iniciar as tarefas diárias. Uma sugestão é consumir alimentos integrais, já que embora os refinados causem uma sensação de grande disposição, a absorção pelo corpo é rápida e o seu efeito não dura muito tempo.
Acompanhe outras dicas para quem quer deixar de lado a falta de disposição no trabalho:
- Evite longos períodos em jejum. Esse comportamento aumenta o cansaço durante o dia e a fome na hora do almoço, contribuindo para um consumo exagerado de alimentos em apenas uma refeição
- Realize três refeições intercaladas com pequenos lanches em intervalos de três em três horas para evitar que o metabolismo fique lento
- Ingira pequenas quantidades de alimentos, pois o excesso causa sonolência após as refeições
- Inclua no menu o consumo de frutas como a banana, que é mais doce e leva à produção da serotonina no nosso organismo, substância responsável pela sensação de bem estar;
- Beba ao menos dois litros de água por dia para que o corpo trabalhe de forma adequada e mantenha a hidratação.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário