Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Pesquisa associa consumo de energéticos a maior ingestão de álcool em jovens

Foto: Reprodução
Estudo analisou dados representativos de 22 mil adolescentes norte-americanos
 
Contendo altas doses de cafeína, os energéticos são produtos geralmente comercializados como auxiliares para aumentar a concentração e a vigília. Uma pesquisa realizada entre jovens norte-americanos e publicada no Journal of Addiction Medicine sugere que o consumo dessas bebidas está associado com o aumento da ingestão de álcool, maconha e tabaco. Segundo o estudo, um terço dos adolescentes consomem bebidas energéticas e apresentam taxas elevadas de ingestão de álcool ou de uso de drogas.
 
As mesmas características que atraem os adolescentes a consumir bebidas energéticas, tais como a procura de novas sensações ou experiências de risco, podem torná-los mais propensos a fazer uso de substâncias ilícitas.
 
Os pesquisadores analisaram dados representativos em quase 22 mil alunos do ensino secundário nos EUA. Em resposta a questionários, cerca de 30% deles relataram o uso de bebidas energéticas que continham cafeína.
 
Na diferença entre os gêneros, os meninos foram constatados como consumidores mais ativos de energéticos do que as meninas. A ingestão das bebidas também teve maior incidência entre jovens de pais separados e de pais com menor instrução.
 
Os alunos que relataram o uso de energéticos também foram aqueles que afirmaram ter ingerido álcool e feito uso de drogas recentemente. Entre os grupos etários, os jovens que consumiam bebidas com cafeína eram de duas a três vezes mais propensos a relatar o uso de outros tipos de substâncias ilícitas, em comparação com aqueles que não ingeriam energéticos. O consumo de refrigerantes também foi relacionado ao uso de drogas. No entanto, as associações apontaram de forma mais direta as bebidas energéticas.
 
— Os esforços de prevenção entre adolescentes devem incluir a conscientização sobre os efeitos de encobrimento e disfarce da cafeína em bebidas energéticas quando combinadas ao álcool e outras drogas. Também o reconhecimento de que alguns grupos que buscam sensações e experiências de risco na tentativa de "aproveitar" a juventude é importante, já que tendem a consumir bebidas energéticas e ser usuários de drogas — diz o cientista Terry-McElrath.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário