Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Conheça a hebiatria, especialidade que cuida da saúde dos adolescentes

Foto: Freeimages / Divulgação
Transformações do corpo são as principais preocupações dos jovens
Consultas são indicadas para jovens a partir dos primeiros sinais da puberdade

A garota de 11 anos não está entendendo por que a melhor amiga da escola, da mesma idade, já usa sutiã e ela ainda não tem tamanho de seio para isso. O garoto de 12 acha que há algo de errado, pois todos os companheiros do futebol crescem a olhos vistos, menos ele. Quando situações como essas começam a aparecer, é sinal de que pode ter chegado a hora de consultar um hebiatra.

A especialidade, regulamentada pela Sociedade Brasileira de Pediatria em 1998, auxilia o jovem e seus familiares a enfrentarem as transformações físicas e psíquicas da adolescência com o mínimo de turbulências.

As consultas ao pediatra e ao hebiatra têm características diferentes. Quando a criança vai ao pediatra, são os pais que indicam as principais preocupações com a sua saúde. Já com os hebiatras, os próprios jovens sinalizam seus problemas. Após a segunda visita, os adultos são convidados a ficar do lado de fora da sala, para que o vínculo entre médico e paciente se fortaleça.

Segundo Ricardo Becker Feijó, hebiatra e professor associado de pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS e chefe da Unidade de Adolescentes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é por volta dos 10 anos que as meninas começam a passar por transformações físicas, a chamada puberdade. Já nos meninos, esse processo costuma ocorrer aos 11 anos.

— A grande pergunta que leva os adolescentes e suas famílias a uma consulta com o hebiatra é se a puberdade está ocorrendo em um ritmo normal. É importante entender que as mudanças não acontecem de forma homogênea entre as crianças. E o hebiatra é quem vai ter condições de acompanhar se tudo está caminhando dentro da normalidade — declara o médico.

Feijó destaca que dores abdominais, toráxicas, de cabeça, alterações de humor e de sono estão entre as queixas mais comuns dos jovens, e os familiares precisam ficar atentos. Muitas vezes, sinais que parecem apenas "coisa de adolescente" podem indicar que algo não está bem, seja física ou psicologicamente.

Quem é o hebiatria
Um pediatra especialista em adolescentes, que cuida da saúde e do bem-estar dos jovens

Quando procurar
O acompanhamento é recomendado quando o jovem apresenta os primeiros sinais da puberdade. Entre as meninas, o início da transformação é marcado pelo crescimento dos seios. Nos garotos, a primeira manifestação é o aumento de tamanho dos testículos

Por que ele é importante
O hebiatra orienta o adolescente a ter um melhor entendimento sobre sua vida e seu corpo, para que se sinta bem e esteja apto a entrar no mundo adulto.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário