Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Falta de dinheiro para vacinar cães causa 'milhares de mortes' por raiva

Wally Santana/AP
De acordo com especialista, algumas das vacinas usadas
atualmente para prevenir a raiva em cães e outros animais são
de qualidade inferior à desejada
De acordo com especialista, tratamento da doença é mais caro que prevenção 
 
A falta de recursos para a vacinação de cachorros está provocando a morte, anualmente, de milhares de crianças em vários países do mundo. O diretor da OIE (Organização Internacional da Saúde Animal), Bernard Vallat, disse à BBC que o assassino invisível - o vírus causador da raiva, ou hidrofobia - poderia ser eliminado por um décimo dos custos de tratamento de um paciente.
 
Uma das doenças mais antigas de que se tem conhecimento no mundo, a raiva é transmitida normalmente pelo contato com a saliva de cães ou morcegos infectados. Segundo as estimativas mais recentes, a raiva mata cerca de 55 mil pessoas anualmente. Cerca de 40% das vítimas têm menos de 15 anos de idade.
 
O vírus afeta o sistema nervoso central e provoca inchaço no cérebro. Se não é tratada a tempo, a doença torna-se incurável.
 
Prevenção
Em 1885, os cientistas Louis Pasteur e Emile Roux desenvolveram uma vacina que, desde então, salvou milhões de pessoas da raiva. Ela também foi usada para erradicar a doença em várias partes do mundo, eliminando o vírus de cachorros e outras espécies que podem transmitir a infecção, incluindo raposas.
 
Mas os custos da vacinação preventiva continuam relativamente altos - e isso significa que a doença continua presente, por exemplo, em regiões pobres da Ásia.
 
As vítimas com frequência são crianças que se aproximam dos animais sem saber dos riscos. E como crianças muito pequenas não são capazes de contar aos pais o que lhes aconteceu, profissionais de saúde temem que o número total de vítimas do vírus seja bem maior do que as estimativas oficiais.
 
Em palestra durante o congresso anual da OIE em Paris, Vallat afirmou que investimentos internacionais para a erradicação da doença são escassos.
 
― Mesmo quando mostramos que o custo de vacinar cachorros é 10% do custo de tratar pessoas mordidas por cães no mundo, não somos capazes de convencer os doadores.
 
Vallat comparou a falta de investimentos no combate à raiva às manchetes que geradas pela descoberta, recentemente, do vírus da Mers (sigla em inglês para Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
― A raiva está em um número pequeno de países, não é visível. Temos cerca de 70 mil crianças morrendo, anualmente, com dores terríveis, e a mídia não fala disso, fala da Mers, que matou 200 pessoas bem idosas.
 
Vacinas ruins
Outra razão para preocupação é o fato de que algumas das vacinas usadas atualmente para prevenir a raiva em cães e outros animais serem de qualidade inferior à desejada. Isso pode, na verdade, piorar a situação.
 
― Há vacinas bem baratas para a raiva, são vacinas atenuadas (em que o vírus encontra-se vivo porém, sem capacidade de produzir a doença). Se não forem controladas, você pode acabar infectando os animais com o vírus.
 
'Nosso padrão é usar vacinas inativas, (com as quais) o animal cria anticorpos com base em um vírus que não está vivo', completou.
 
BBC Brasil / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário