Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Plantas medicinais: conheça as ervas que ajudam a combater doenças



Há poucos dias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância
Sanitária) criou o registro dos produtos tradicionais fitoterápicos, que
atualizou o registro dos medicamentos deste tipo no Brasil. Segundo a agência,
são considerados produtos tradicionais fitoterápicos aqueles registrados com
base em literatura que indique uso seguro do produto em seres humanos por, no
mínimo, 30 anos.

A partir de agora, a substância só
poderá ser indicada para doenças que possam ser tratadas sem médico e não
poderão ser indicados para uso oftálmico, isso é, relativo aos olhos, ou injetável.O órgão também divulgou a “lista de produtos tradicionais fitoterápicos de registro
simplificado”, que engloba 43 plantas para quais a Anvisa reconhece a segurança,
eficácia e efetividade, devido a uma grande quantidade de dados já existentes
publicados sobre as espécies.

E você? Você já testou tomar uma xícara de chá para acabar com aquela sensação 
de inchaço ou dor de estômago, por exemplo? Veja as legendas a seguir e descubra que certas ervas ajudam a combater doenças!
Reprodução
Chá de erva-doce ajuda a aliviar dor de barriga e hortelã melhora diarreia
 
Há poucos dias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou o registro dos produtos tradicionais fitoterápicos, que atualizou o registro dos medicamentos deste tipo no Brasil. Segundo a agência, são considerados produtos tradicionais fitoterápicos aqueles registrados com base em literatura que indique uso seguro do produto em seres humanos por, no mínimo, 30 anos.

A partir de agora, a substância só poderá ser indicada para doenças que possam ser tratadas sem médico e não poderão ser indicados para uso oftálmico, isso é, relativo aos olhos, ou injetável.

O órgão também divulgou a “lista de produtos tradicionais fitoterápicos de registro simplificado”, que engloba 43 plantas para quais a Anvisa reconhece a segurança, eficácia e efetividade, devido a uma grande quantidade de dados já existentes publicados sobre as espécies.

E você, já testou tomar uma xícara de chá para acabar com aquela sensação de inchaço ou dor de estômago, por exemplo?
 
Veja as legendas a seguir e descubra que certas ervas ajudam a combater doenças:
 
Segundo o farmacêutico Luiz Pianowski, presidente do laboratório Kyolab e membro do Conselho Científico da Amazônia, as ervas podem ser tão eficazes quanto alguns medicamentos no combate de doenças, “desde que o consumo seja feito na dose certa”.

— Antes de consumir qualquer tipo de chá, é necessário consultar o médico para diagnosticar corretamente o problema. O chá tem dose correta para ser consumido e, se ingerido de forma inadequada, pode mascarar os sintomas de uma doença mais grave ou piorar a saúde do paciente. Uma dica é verificar na embalagem do chá a dose diária indicada para consumo e a forma de preparo.
 
O especialista alerta que pacientes em tratamento de câncer e Aids não podem substituir os medicamentos pelas ervas. No entanto, ele ressalta que a terapia alopática também utiliza algumas moléculas de plantas medicinais.

— Para a quimioterapia, é usado o extrato de taxol que vem da planta taxus brevifolia. Ele é um anti-cancerígeno que impede a divisão das células cancerígenas. Já para o tratamento da Aids é utilizado a eufósia. No entanto, como essas plantas contêm substâncias tóxicas, separamos apenas algumas de suas moléculas. Se usadas em grandes quantidades, podem intoxicar o organismo e levar o paciente à morte.
 
De acordo com o farmacêutico, a babosa é utilizada para tratar vários tipos de queimaduras. Por isso, é comum observar o nome do ingrediente na composição de muitos produtos para queimadura solar.— É importante lavar a planta antes de aplicar seu ”gel” na área afetada. Caso ela esteja contaminada com algum tipo de bactéria, pode piorar a queimadura. Mas, vale ressaltar que dependendo da gravidade do quadro, é fundamental procurar o médico
Getty Images
a babosa é utilizada para tratar vários tipos de queimaduras
Para Pianowski, as plantas medicinais têm tanto o poder de aliviar os sintomas de algumas doenças como também de curá-las.

— No caso de gases, as ervas ajudam a romper as bolhas formadas no organismo e alivia a dor e o incômodo. Já a irritação gástrica provocada por algum alimento ou nervosismo, pode ser tratada com a planta espinheira santa. Como ela contém uma substância chamada tanino, é capaz de revestir o estômago e melhorar o quadro. Neste caso, podemos dizer que a planta pode curar.   

No entanto, o especialista acrescenta que se a pessoa apresentar uma úlcera grave, por exemplo, não deve consumir nenhum tipo de chá medicinal. Neste caso, ele recomenda procurar ajuda médica.
 
De acordo com o farmacêutico, as plantas medicinais mais consumidas são erva-doce, camomila, boldo, espinheira santa, erva-cidreira e capim santo. 

— Os chás destas plantas podem ser consumidos por dois dias, período em que os sintomas costumam desaparecer.
 
Segundo o farmacêutico, o chá de erva-doce é utilizado para aliviar dor de barriga, gases e inchaço. No caso de gases, ele explica que “uma xícara deste chá substitui medicamentos, como o dimeticona ou simeticona”. 
 
Já o chá de espinheira santa pode ser consumido por pessoas que sofrem de gastrite nervosa ou úlcera leve.
 
Pianowski explica que a folha de hortelã contribui no combate a giárdia (diarreia e dificuldade na absorção intestinal) e ameba. Já o chá de camomila é usado como anti-inflamatório e dores estomacais.

— No caso de pessoas com problemas no fígado, o mais indicado é o chá de boldo ou carqueja. Esta última, inclusive, também ajuda a combater dores de estômago.
 
Para as pessoas muito ansiosas ou com insônia, o farmacêutico recomenda a erva-cidreira (também chamada de capim santo). Segundo ele, a planta promove um efeito calmante, contribuindo para o relaxamento e uma boa noite de sono.
 
O chá de pata de vaca ajuda a baixar a taxa de glicose no sangue, mas de forma temporária, avisa o farmacêutico.

— Por mais que a planta ajude a controlar a glicemia, é imprescindível que o diabético tenha acompanhamento médico e não deixe de tomar o medicamento ou aplicar a insulina. Outro ponto importante é que a pata de vaca só é eficaz para o diabetes tipo 2.
 
A isoflavona da soja é um derivado da soja que pode minimizar os sintomas da menopausa, como calor, transpiração, suores noturnos e irritabilidade.

— Para obter o benefício, a concentração de isoflavona precisa ser alta, por isso a melhor forma de consumir o produto é em comprimidos.
 
De acordo com o farmacêutico, a babosa é utilizada para tratar vários tipos de queimaduras. Por isso, é comum observar o nome do ingrediente na composição de muitos produtos para queimadura solar.

— É importante lavar a planta antes de aplicar seu ”gel” na área afetada. Caso ela esteja contaminada com algum tipo de bactéria, pode piorar a queimadura. Mas, vale ressaltar que dependendo da gravidade do quadro, é fundamental procurar o médico.
 
A alcachofra é uma planta medicinal que tem boa ação nos rins, fígado e digestão, além de contribuir para o emagrecimento. Segundo o farmacêutico, ela pode ser consumida diariamente, “em forma de salada, chá ou comprimidos”.
 
O guaco é uma planta medicinal com efeito broncodilatador e expectorante. A erva é muito usada para combater gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse e bronquite. O farmacêutico ensina adicionar mel ao chá e também lembra que a planta pode ser encontrada na composição de xaropes.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário