Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Malefícios causados pelo estresse

Thinkstock
O compromete o desempenho profissional e o relacionamento
 dentro e fora de casa
Especialista alerta para o mal que o estresse pode gerar no organismo

Pressão no trabalho, problemas com o chefe e preocupação em casa. Até certo ponto, o estresse faz bem para a saúde, nos deixa mais alertas e com energia para completar a rotina. O difícil é notar quando se passa do ponto e precisa desacelerar para não causar prejuízos à saúde. Embora o estresse não esteja categorizado na classificação internacional das doenças, observa-se, já há algumas décadas, que os pacientes têm sido diagnosticados de forma recorrente por esse mal nos consultórios médicos de diversos especialistas.
 
Considerado uma síndrome que acomete vários órgãos, o estresse é uma defesa natural que ajuda o ser humano a viver, no entanto, o aumento do estímulo estressante acarreta consequências graves ao organismo. “Embora a tendência do indivíduo seja elaborar estratégias para solucionar as causas do estresse, muitas vezes, ele vai se adaptando. E caso não consiga criar essas soluções, seu organismo não vai reagir convenientemente diante dos problemas e dará sinais de cansaço que podem afetar os sistemas imunológico, endócrino e nervoso e o comportamento do dia a dia”, afirma Rafael Munerato, clínico geral do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica.
 
O estresse age no paciente aos poucos e, quando é notado, já danificou vários órgãos, comprometeu o desempenho profissional e o relacionamento dentro e fora de casa. Não importa o que o tenha provocado, ele interfere em todas as áreas.
 
Para o médico a primeira reação do paciente deve ser tentar resolver o foco do estresse. Caso não consiga, o organismo opõe resistência ao estímulo, produz menos adrenalina e glicose para vencer o obstáculo, entra num processo de falência e surgem as doenças. Por isso, é importante as pessoas estarem alertas ao que compromete a qualidade de vida.
 
A seguir, o especialista lista sintomas que indicam se você é uma pessoa estressada:
 
* não ter disposição para se levantar;
 
* não ter a mesma energia para desempenhar as atividades diárias;
 
* se irritar com os outros facilmente;
 
* ter dificuldade para dormir ou, mesmo dormindo a noite inteira, não acordar descansado, pois o sono não foi tranquilo e reparador;
 
* tremores leves nas mãos e nos lábios;
 
* dor de estômago;
 
* ataques súbitos de pânico;
 
* desejo sexual diminuído;
 
* insônia ou sono inquieto;
 
* suor frequente;
 
* gripes e resfriados;
 
* crises recorrentes de alergia.
 
Para Rafael Munerato, a prática de atividades físicas, sem cobrança de desempenho, e o aproveitamento de alguns hobbies, desde que não estejam relacionados com o trabalho do dia a dia, podem ser boa opção para quem precisa relaxar e desestressar um pouco.
 
Juliana Xavier
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário