Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Beber café previne danos na retina

Beber café previne danos na retina stock.xchng/Divulgação
Foto: stock.xchng / Divulgação
Estudos anteriores já mostraram que o café também reduz o
risco de doenças crônicas
Um boa notícia para quem gosta de café: além de fornecer energia para acordar pela manhã, os cientistas apontam mais um benefício para a saúde de quem consome a bebida todos os dias: prevenir danos na retina
 
Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o café pode prevenir a deterioração da visão e afastar uma possível cegueira causada por degeneração da retina devido a glaucoma, envelhecimento e diabetes.
 
O café puro possui, em média, apenas 1% de cafeína, mas contem de 7% a 9% de ácido clorogênico, um forte antioxidante que impede a degeneração da retina em ratos.
 
A retina é uma camada de um fino tecido que fica na parte traseira do olho, com milhões de células sensíveis à luz e outras céluas nervosas que recebem e organizam a informação visual. Também é um dos tecidos mais metabolicamente ativas, exigindo grandes quantidades de oxigênio. A falta de oxigênio e a produção de radicais livres levam a um dano no tecido e até a perda de visão.
 
— A pesquisa é importante para compreendermos os alimentos funcionais, aqueles que proporcionam efeitos benéficos para a saúde — disse o principal autor do estudo, Chang Y. Lee.
 
Estudos anteriores já mostraram que o café também reduz o risco de doenças crônicas como Parkinson, câncer de próstata, diabetes, Alzheimer e declínios cognitivos relacionados a idade.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário