Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de março de 2012

Idosos obesos podem ter declínio cognitivo prematuro

Estudo mostra relação entre tamanho da cintura, IMC e risco para declínio cognitivo prematuro.

A gordura visceral, ou abdominal, é aquela que se acumula entre os órgãos internos da barriga, como fígado, pâncreas, intestino. Fator de risco para doenças cardíacas, um novo estudo mostra que, principalmente para os adultos mais velhos, ela também pode ser responsável pelo desenvolvimento de declínio cognitivo ou demência prematura.

Neste estudo, Dae Hyun Yoon, do Hospital Universitário de Seoul, na Coréia do Sul, reuniu 250 voluntários, com idades que variaram dos 60 aos 70 anos. Todos tiveram seus índices de massa corporal (IMC), tamanhos da cintura e habilidades cognitivas testados ou medidos. Os pesquisadores também realizaram tomografias dos abdômens dos voluntários.

Publicado no periódico Age and Ageing, o resultado aponta relação entre o tamanho da cintura, índice de massa corporal e declínio cognitivo: aqueles com os maiores valores de IMC e tamanho da cintura tiveram as piores pontuações nos testes cognitivos. O que chamou a atenção dos pesquisadores é que esta conexão entre gordura abdominal e declínio cognitivo só foi encontrada entre os idosos mais jovens, com idades inferiores a 70 anos.

“Nossos resultados têm importantes implicações na saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente a central, pode ser importante para a prevenção do declínio cognitivo ou demência”, diz o autor. “A adiposidade visceral, em particular, foi associada com o funcionamento cognitivo pobre em jovens idosos”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário