Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de julho de 2013

Número de médicos no Brasil cresce devagar

Levantamento mostra que número de hospitais, leitos e equipamentos aumentou mais que o de profissionais
 
Um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo e publicado neste sábado (13) revelou que nos últimos cinco anos o número de médicos no Brasil cresceu em ritmo mais lento do que a infraestrutura de saúde.
 
Enquanto o número de equipamentos registrados pelo governo federal cresceu 72,3%, o de leitos hospitalares subiu 17,3% e o estabelecimentos de saúde 44,5%, a oferta de médicos foi elevada 13,4%.
 
Os dados fazem parte do DataSUS, banco de dados do Ministério da Saúde que registra detalhes das redes pública e privada no País, incluindo hospitais, consultórios, clínicas e postos de saúde.
 
Os números mostram que embora a maioria dos equipamentos de saúde ainda estejam nos Estados mais ricos, houve maior crescimento na região Norte.
 
Entidades médicas, no entanto, relativizam a comparação. Para elas, não há déficit no número de profissionais no País, e o problema é a atratividade da carreira em regiões em que a infraestrutura deixa a desejar.
 
* com informações do jornal O Estado de S. Paulo
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário