Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Correria de fim de ano pode colocar a saúde em risco

Fadiga adrenal pode causar doenças graves e até acidentes
 
Rio - Com a chegada do fim de ano, aumentam as cobranças no trabalho e as preocupações com a preparação das festas. Segundo os dados de pesquisa da Internacional Stress Management Association - Brasil, 80% das pessoas têm maior nível de estresse em dezembro. E a correria pode causar danos como a fadiga adrenal.
 
O problema surge após constante bombeamento de cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais ou adrenais, localizadas acima dos rins. Com isso, há sobrecarga para o organismo, e as adrenais se exaurem. Com a fadiga, o paciente tem maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, hipotireoidismo, perda de micronutrientes e até câncer. “Por estar mais distraída, com déficit de atenção, também há mais risco de a pessoa sofrer acidentes”, afirma Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e longevidade.
 
“Quando há excesso de estresse, e você não corre do problema, gasta muita energia, e ele se torna crônico. A ansiedade e a angústia aumentam, porque a pessoa começa a pensar muito naquela situação de estresse”, diz .
 
Entre os sintomas da fadiga adrenal estão um forte cansaço, dificuldades de acordar pela manhã, tendência a pressão baixa, frequentes alergias, taquicardia e fraqueza muscular. Para Fábio, com a doença, a pessoa não consegue mais prestar atenção nas atividades rotineiras e nem manter bons relacionamentos. “É como se estivesse em uma cela, sem forças para sair e nem pedir socorro”, ressalta.
 
Para se prevenir, é preciso a manter a alimentação equilibrada, dormir 8 horas por noite, ter momentos de lazer e fazer terapias como ioga e meditação. Para a pessoa saber se já tem a fadiga, o ideal é procurar primeiro a avaliação médica. “O paciente precisa de um repouso específico e ser afastado das atividades de estresse. Há também os remédios que a ajudam a pessoa a ficar mais tranquila: a frequência cardíaca não sobe tanto”, explica.
 
Sintomas do problema
                     
- Dificuldades em acordar. Cansaço entre 9h e 10h da manhã. Necessidade de café para iniciar o trabalho.
                      
- Vontade de comer salgados e alimentos com alta proteína, como por exemplo carne e queijo.

- Tonturas ao levantar, pressão arterial baixa.

- Taquicardia, insônia, dor de cabeça, alergias frequentes, fraqueza muscular, queda de cabelo.
 
- Ficar gripado ou ter outras doenças respiratórias com frequência.
 
- Tendência a ganhar peso, principalmente na parte da cintura.
 
- Perda de libido.
 
O Dia                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário