Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rio: Pastoral do Menor comemora 30 anos com atividades gratuitas para o público

Projeto social atende cerca de 10 mil crianças e adolescentes por ano
 
O projeto Pastoral do Menor do Rio de Janeiro comemora amanhã, dia 20, 30 anos de atuação com uma missa celebrada por dom Orani Tempesta, responsável pelo projeto, às 9h, em Campinho, Zona Norte do Rio. Além disso, o evento contará com atividades lúdicas para crianças e adolescentes – mais de 500 de diversas comunidades participarão – e também feira de saúde, com atendimento aos participantes. Ao longo das três décadas de ações sociais, a Pastoral assiste cerca de 10 mil jovens em situação de risco no município do Rio de Janeiro por ano.
 
Segundo o presidente do Conselho da Pastoral do Menor, o médico Romeu Cortês Domingues, a entidade atua para resgatar a cidadania e promover a inclusão social. “O intuito do nosso trabalho é colaborar com o desenvolvimento desses jovens, defendendo a vida, valorizando suas habilidades, inserindo-os na sociedade, incentivando a permanência deles no sistema educacional e capacitando-os para o mercado de trabalho”, conta Romeu.
 
Atualmente, a Pastoral do Menor possui mais de 20 iniciativas de assistência, entre as quais o Programa de Apoio Familiar (PAF), que já beneficiou cerca de 4 mil pessoas, o projeto Pleitear, o projeto Jovem Aprendiz, o Passaporte da Cidadania e o Programa de Inclusão Digital, Programa de Saúde Bucal e atividades de assessoria e capacitação e o Centro Sócio Esportivo Armindo da Fonseca.
 
Saiba mais sobe a Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor, criada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, é uma ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil que assume posturas de comprometimento com os menos favorecidos, sempre na defesa dos direitos sociais e da promoção humana. A iniciativa atua em toda a cidade, por meio de 30 polos que atendem a 144 comunidades favelizadas.
 
Tem como alguns dos seus objetivos contribuir para a inserção e permanência de crianças e jovens no sistema educacional, possibilitar a ampliação do universo informacional, promovendo a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, e exercer ações de caráter preventivo, protetivo e proativo que possibilitem o fortalecimento de vínculos familiares, atuando também om crianças e adolescentes em situação de rua.
 
Alguns números da Pastoral em 2013:
 
- 1.200 crianças, adolescentes e suas famílias atendidas no Centro Esportivo Comendador Armindo da Fonseca, Campinho;
 
- 4.670 atendimentos a crianças e adolescentes no Centro Sócio Esportivo;
 
- 1.198 atendimentos sociais no Pleitear - Programa de Atendimento a Adolescentes em Vulnerabilidade;
 
- 158 jovens aprendizes;
 
- 1.736 jovens formados no Programa de Inclusão Digital;
 
- 4.804 pessoas beneficiadas pelo Programa de Apoio Familiar;
 
- 1.312 atendimentos odontológicos na Unidade Móvel de Saúde Bucal;
 
- 1.300 atendimentos a crianças e adolescentes em situação de rua - Passaporte da Cidadania;
 
- Capacitação e Assessoria - 70 Agentes de Pastoral e Educadores Sociais.
 
Eliane Belleza
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário