A dentina é conectada ao nervo central do dente, então, quando fica desprotegida, pode ficar vulnerável a sensações intensas, como a dor |
A sensibilidade nos dentes resulta de uma irritação dos nervos do dente, e é caracterizada por dores agudas e repentinas em um ou mais dentes. Geralmente o problema é evidenciado com o consumo de bebidas ou comidas muito geladas ou muito quentes, ou pela pressão nos dentes. O problema afeta cerca de 40 milhões de adultos só nos Estados Unidos.
Um terço dos dentistas consultados pelo estudo afirmam que comidas e bebidas ácidas são os maiores contribuidores para criar a sensibilidade, e o segundo maior vilão é o hábito de escovar os dentes com muita força. Van B. Hayward, professor de reabilitação oral na faculdade de odontologia da Geórgia (EUA), afirma que a escovação agressiva e o consumo de substâncias ácidas pode desgastar o esmalte dos dentes e afetar as gengivas.
“Quando a camada protetora do esmalte é corroída ou quando a gengiva recua, um tecido mais sensível do dente, chamado dentina, pode ficar exposto”, explica o especialista. “A dentina é conectada ao nervo central do dente, então, quando fica desprotegida, pode ficar vulnerável a sensações intensas, como a dor”, diz Hayward.
Outras coisas que contribuem para a corrosão do esmalte dentário são certas pastas de dente, enxaguantes bucais, produtos para branqueamento do dentes, dentes quebrados ou rachados, bulimia e refluxo.
A Academia de Odontologia recomenda alguns cuidados básicos para aliviar dentes sensíveis:
- Utilizar pastas de dente apropriadas para tratar da sensibilidade
- Usar escovas de dente com as cerdas macias
- Ter uma boa higiene bucal: usar fio dental regularmente e escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia, por no mínimo dois minutos
- Segurar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus, e escovar delicadamente em movimentos circulares
- Evitar alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes e alimentos cítricos
Fonte Hypescience
Nenhum comentário:
Postar um comentário