Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp) produziu um extrato natural da casca da jabuticaba. O composto bioativo foi utilizado em alimentos com probióticos (alimentos riscos em microorganismos vivos e que trazem benefícios para saúde, como o equilíbrio microbiano intestinal).
O composto da jabuticaba nos produtos acarretou no aumento da sobrevida dos microrganismos probióticos e na ação antioxidante natural.
De acordo com o engenheiro de alimentos Rodrigo Nunes Cavalcanti, que desenvolveu a pesquisa em parceria com o também engenheiro Adriano Gomes Cruz, o composto é um produto natural de alta qualidade e com duplo benefício à saúde por ter propriedades funcionais e antioxidantes.
O pesquisador ressalta que a indústria alimentícia faz largo uso de antioxidantes sintéticos para aumentar a vida útil de seus produtos, o que pode causar prejuízos à saúde do consumidor, um risco que não ocorre com os antioxidantes naturais.
O composto feito à base de jabuticaba não causou modificações no sabor ou cor dos alimentos usados no teste (iogurte e queijo petit suisse).
Entre os alimentos probióticos estão alguns tipos de queijos, iogurtes e bebidas lácteas.
Fonte Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário