Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Café e chá podem proteger o fígado

Café e chá podem proteger o fígado Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Ingestão de cafeína pode reduzir a gordura no fígado em pessoas
com doença hepática gordurosa não alcoólica
Estudo aponta que cafeína pode reduzir gordura do órgão
 
Aquele copo de café ou xícara de chá que muitas pessoas costumam tomar pelas manhãs podem fazer mais do que ajudar a despertar. Um novo estudo descobriu que as bebidas com cafeína protegem o fígado de doenças.
 
Em um estudo anunciado na semana passada, uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Duke University School of Medicine, na Carolina do Norte, sugere que o aumento da ingestão de cafeína pode reduzir a gordura no fígado em pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA na sigla em inglês).
 
Em todo o mundo, 70% das pessoas diagnosticadas com diabetes e obesidade têm DHGNA, a principal causa de esteatose hepática que não é causada pelo consumo excessivo de álcool, disseram os pesquisadores. Atualmente, não existem tratamentos eficazes para a DHGNA, exceto dieta e exercícios físicos.
 
Usando células e ratos de laboratório, os pesquisadores descobriram que a cafeína estimula a metabolização de lipídios armazenados nas células do fígado e diminuiu o chamado "fígado gordo" de ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.
 
Os resultados da pesquisa mostraram que o consumo de cafeína equivalente a quatro xícaras de café ou de chá por dia pode ser benéfico na prevenção e proteção contra a progressão da DHGNA em seres humanos. O estudo já está disponível online e será publicado na edição de setembro do periódico Hepatology.
 
— Este é o primeiro estudo detalhado do mecanismo de ação da cafeína sobre os lipídios no fígado e os resultados são muito interessantes. Café e chá são tão comumente consumidos e a noção de que eles podem ser terapêuticos, especialmente porque têm uma reputação de fazerem mau à saúde, é especialmente esclarecedora — disse Paul M. Yen, um dos autores da pesquisa.
 
Pesquisas anteriores já associaram a cafeína com a diminuição do risco de doença hepática e redução de fibrose em pacientes com doença hepática crônica. Em 2012, um estudo à parte publicado no mesmo periódico descobriu que beber café reduz o risco de fibrose avançada nas pessoas com DHGNA.
 
AFP/Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário