Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Excesso de vitaminas pode causar problemas para a saúde

Excesso de vitaminas pode causar problemas para a saúde Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Hipervitaminose normalmente se dá pela ingestão indiscriminada
de suplementos vitamínicos
Quadro é geralmente mais grave quando o paciente tem grandes quantidades de vitaminas A e D no organismo
 
As vitaminas são essenciais para manter o corpo saudável e a mente sempre alerta. A falta de algumas delas pode levar a fadiga, doenças de pele e deficiências nos dentes e ossos.
 
Mas, apesar de pertencerem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental, as vitaminas devem ser ingeridas em porções adequadas. Em excesso, elas podem por em risco a sua saúde e até levar a sintomas tóxicos.

A hipervitaminose, ou envenenamento por vitaminas, ocorre quando o indivíduo ingere altos níveis de vitaminas, que pode levar à intoxicação. O quadro clínico irá depender da substância, mas é geralmente mais grave quando o paciente tem grandes quantidades de vitamina A e D no organismo, já que com outras não é tão habitual, uma vez que elas são eliminadas, normalmente, através da urina.

— A hipervitaminose dificilmente se dá pelo consumo excessivo de alimentos ricos em vitaminas, mas sim pela ingestão indiscriminada de suplementos vitamínicos. Por isso, é muito importante seguir as recomendações do médico na hora de usar qualquer tipo de medicamento —, adverte o dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo.

Fique atento aos sintomas
Na hipervitaminose A, os sintomas iniciais da intoxicação crônica são o cabelo escasso e áspero, a queda parcial das sobrancelhas, as rachaduras labiais e a pele seca. As cefaleias intensas, a hipertensão intracraniana e a fraqueza generalizada são manifestações tardias.

Em crianças, as excrescências ósseas e as dores articulares são comuns. Além disso, o fígado e o baço também podem aumentar de tamanho.

Segundo Macedo, o diagnóstico de intoxicação pela vitamina A é baseado nos sintomas e na concentração anormalmente alta do composto no sangue. Os sintomas desaparecem quatro semanas após a interrupção do uso do suplemento.

No caso de hipervitaminose causada pela ingestão excessiva de vitamina B, quando se trata da B12 (cianocobalamina), pode levar a reações alérgicas e alterações esplênicas. Quando a intoxicação for, por sua vez, por vitamina B1 (tiamina), pode levar a uma vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, e até óbito por paralisia do centro respiratório.
 
Quando o excesso é de vitamina D, os sintomas só aparecem meses após a administração de altas doses dessa substância, podendo causar graves danos aos ossos e uma fragilidade dos tecidos e dos rins. Provoca também um aumento exacerbado de cálcio sanguíneo, retirando este mineral dos ossos para a corrente sanguínea, que tende a ser depositado nos tecidos moles do organismo. Em razão disso, pode haver a formação de litíases renais, pois o sangue tentará excretar o cálcio, além de esclerose dos vasos sanguíneos.

O dermatologista explica que o tratamento consiste na interrupção do uso do suplemento de vitamina D e na instituição de uma dieta pobre em cálcio, que visa reduzir os efeitos da concentração elevada do mineral no organismo. O médico também pode prescrever corticosteroides para reduzir o risco de lesão tissular, e cloreto de amônio, para manter a urina ácida, reduzindo o risco de formação de cálculos de cálcio.

Nem todas são vilãs
É importante ressaltar, entretanto, que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose.

A vitamina K, por exemplo, quando em altas doses, não apresenta toxicidade, assim como o excesso de vitamina C, que também não apresenta efeitos tóxicos quando administrada no tratamento de doenças graves. No entanto, em indivíduos saudáveis, a superdosagem pode causar um forte efeito laxativo.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário