Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que é a Lordose?

A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose . A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é NORMAL nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal.

A lordose é uma curvatura natural da coluna vertebral. Ela está presente na região cervical e lombar,enquanto na região torácica a curvatura normal é a cifose. Essas curvaturas estão presentes em todos os indivíduos normais.



As alterações da lordose são a hipolordose (quando a curva está diminuída) e a hiperlordose (aumento da curva), sendo essa a mais comum. A hiperlordose lombar pode ser gerada por várias causas, desde alterações genéticas a contraturas ou fraqueza muscular, principalmente da musculatura abdominal e dos quadris.

A hipolordose geralmente ocorre em pacientes idosos, com alterações degenerativas nos discos e ligamentos

Existem ainda aumentos e diminuição da lordose, mas dentro da normalidade. Pessoas da raça negra tem na média uma lordose maior que pessoas brancas e as asiáticas tendem a ter uma lordose menor. Um outro fato que tende aumentar a lordose é o uso de sapatos com salto alto, sendo reversível após a retirada do sapato.

O tratamento da hiperlordose lombar vai depender da sua causa. Pode variar desde fisioterapia até cirurgia, dependendo do caso

Para maiores esclarecimentos, procure um médico ortopesista especialista em coluna vertebral.

Fonte tratamentodecoluna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário