Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Está com dor de garganta? veja o que fazer para amenizar o problema

Quando o clima fica seco ou a temperatura começa a cair, o resfriado e a consequente dor de garganta, dois dos problemas mais comuns nessas ocasiões, acabam vindo à tona
 
O problema é que na maioria das vezes as pessoas não estão preparadas para lidar com esse tipo situação de modo efetivo, pelo que, muitas acabam optando por aguardar até que os sintomas se dispersem naturalmente.
 
Felizmente, no entanto, existem algumas medidas que podem ser adotadas por aqueles que querem amenizar os incômodos sintomas.
 
A seguir, por exemplo, listamos algumas delas. Veja!
 
1. Uso de menta para alívio da dor de garganta
A menta auxilia no aumento da produção de saliva, proporcionando uma sensação de frescor, causando alívio dos sintomas.
 
Vale ressaltar aqui, que em determinados casos a sensação de frescor proporcionado também pode agravar o quadro, por isso, a dica é avaliar atentamente a reação provocada e suspender o uso da menta em caso de aumento da irritação.
 
2. O própolis age no alívio da dor de garganta
O própolis é uma substância que proporciona alívio aos sintomas decorrentes de inflamações, no entanto, é preciso ficar atento à composição do mesmo, produtos à base de própolis que possuem álcool em sua composição podem acabar irritando ainda mais a garganta.
 
3. Gengibre também auxilia no alívio do problema
Apesar de a raiz de gengibre se mostrar poderosa em sua ação anti-inflamatória, é preciso esclarecer que ela apenas proporciona alívio esporádico aos sintomas, não acabando efetivamente com o problema (na maioria dos casos).
 
Em todo caso, se a intenção é um alívio temporário, o consumo de chás à base da raiz é naturalmente recomendável, assim como o consumo das famosas balinhas doces de gengibre.
 
4. Chás para dores de garganta podem funcionar
O consumo de chás tende a ser fundamental para o tratamento principalmente por causa da água. Além disso, os chás feitos à base de gengibre ou alho ajudam na redução do inchaço.
 
A precaução que se deve ter diz respeito à temperatura do mesmo na hora da ingestão, quando muito quente ele pode acabar agravando a irritabilidade da garganta.
 
5. Frutas cítricas
As frutas cítricas são ricas em vitamina C, sendo também anti-inflamatórias e antioxidantes. Apesar de não existir nenhum estudo capaz de comprovar a eficácia desse tipo de fruta na cura efetiva do problema, elas proporcionam aumento na salivação, o que aumenta a lubrificação das cordas vocais.
 
6. Hexamidina em spray
Medicamento à base de hexamidina e que possui efeito analgésico. Ele traz alívio apenas enquanto o paciente está sob efeito dos componentes presentes no mesmo. Contudo, é preciso cuidado com o seu uso
 
O fato dele anestesiar a garganta por determinado período pode acabar levando a pessoa a forçar a garganta involuntariamente, prejudicando assim o quadro. Diante disso, recomenda-se o uso moderado do produto.
 
7. Misturas caseiras para dores de garganta
O ditado que diz que “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”, faz todo sentido. Afinal, a maioria das famílias tem aquela pessoa que sempre tá recomendando um produto natural à base de própolis mel e gengibre para os problemas mais comuns da garganta.
 
Essas misturinhas caseiras prometem curar rapidamente a dor, mas de acordo com especialistas, essas misturas de anti-inflamatórios não necessariamente resultam na cura.
 
Eles ressaltam, no entanto, que no caso do própolis, mel e gengibre, elas também não tendem a ser prejudiciais, podendo contribuir de alguma forma com a solução do problema.
 
Click Grátis
 
Obs.: jamais use qualquer medicamento sem autorização do seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário