Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Fiocruz inicia distribuição de antirretroviral em 16 estados

Foto: Reprodução
Ao todo, foram distribuídas 4.132.470 cápsulas. Segundo Ministério da Saúde, 47.600 pessoas usam o medicamento
 
O Instituto de Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou a distribuição de quase 6 milhões de unidades farmacêuticas de sulfato de atazanavir nas concentrações de 200 e 300 mg.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 47.600 pessoas fazem uso deste antirretroviral.
 
Fruto de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o laboratório americano Bristol-Myers Squibb, o antirretroviral é o mais utilizado no tratamento de pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil.
 
O envio realizado pela Fundação constitui a segunda etapa de distribuição neste ano. Ao todo, foram distribuídas 4.132.470 cápsulas de atazanavir 300 mg e 1.822.440 na concentração de 200mg.

A pauta de distribuição segue o Termo de Execução Descentralizada (TED), documento do Ministério da Saúde com as quantidades a serem enviadas a cada estado brasileiro.
 
Neste segundo envio, foram beneficiados com o atazanavir 300mg os estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
 
A quantidade referente à concentração de 200 mg foi enviada aos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e para o Distrito Federal.
 
Com esta ação, Farmanguinhos executou a meta proposta para 2014. A próxima distribuição está prevista para janeiro do ano que vem. Até julho de 2015, a unidade deve fornecer mais de 16 milhões de unidades farmacêuticas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário