Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Médicos franceses detectam câncer pulmonar via exame de sangue

Feito apresentado é inédito mundialmente. Pesquisa foi desenvolvida pelo grupo do professor Paul Hofman
 
A pesquisa, desenvolvida pelo grupo do professor Paul Hofman, do hospital universitário de Nice (sul da França), em parceria com um centro da Universidade de Sophia-Antipolis, conseguiu provar a presença de células tumorais no sangue dos pacientes muito antes que uma radiografia possa revelar o mínimo sintoma.
 
Numa amostragem de 245 pessoas sem câncer, das quais 168 já corriam risco por sofrerem de broncopatia crônica obstrutiva, a análise detectou células cancerígenas em cinco delas.
 
Depois disso “todas elas desenvolveram câncer, o que significa 100% de sensibilidade ao teste”, explicou o professor Hofman.
 
“Nós conseguimos provar o conceito, agora falta validar os resultados estatisticamente através de um estudo nacional”, garantiu.
 
A detecção precoce pode desempenhar um papel-chave na intervenção cirúrgica, conseguindo uma “incidência extraordinária” no campo dos cânceres pulmonares invasivos. A equipe de pesquisadores acredita que trata-se de um passo para a ‘erradicação’ do câncer.
 
Os resultados do estudo foram publicados nesta sexta-feira na revista científica norte-americana Plos One.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário