Capacitação de técnicos, médicos e especialistas para diagnóstico precoce do câncer de mama é o foco dos cursos, auditados pelo instituo holândes LRCB e reconhecidos pelo MEC
Considerado um dos melhores hospitais que atende cem por cento o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Câncer de Barretos foi pioneiro em promover atendimentos em unidades móveis pelo País. Atualmente, a entidade, em parceria com a GE Healthcare, investe seus esforços em um novo projeto de capacitação de técnicos, médicos e especialistas para diagnóstico precoce do câncer de mama.
Os cursos, realizados pelo Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia do hospital e certificado pelo instituo holândes LRCB, conta ainda com o apoio da Organização Social das Américas Amigas e da Faculdade Dr. Paulo Prata. De acordo com a física-médica do Hospital Câncer de Barretos Mariana Costa, o treinamento contribui para a qualificação dos profissionais, inclusive os que atuam nas unidades móveis de mamografias. Estas chegam a fazer até 100 exames por dia.
Para se ter uma ideia, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente entre 40 e 69 anos, mas quando detectado precocemente, tem até 90% de cura.
Os mamógrafos da GE, presente nas unidades móveis, também chamadas de carretas da saúde, são totalmente adaptados às especificidades do ambiente. “A GE é nossa parceira há anos, pois além dos equipamentos, dá todo o suporte nos projetos educacionais também”, conta Mariana.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário