Em estudo realizado com modelos animais, pesquisadores mostram que a compulsão alimentar tem relação ao desenvolvimento de outros comportamentos compulsivos ou vícios, como o abuso de álcool ou de drogas.
“A dependência de drogas é um grande problema de saúde pública nos EUA [onde foi realizado o estudo], assim como a ingestão excessiva de alimentos”, diz Patricia Sue Grigson, do departamento de ciências neurais e comportamentais da Universidade Estadual da Pensilvânea.
Grigson explica que o abuso de substâncias e a compulsão alimentar são ambos caracterizados por uma perda de controle sobre o consumo. “Dadas as características comuns destes dois tipos de transtornos, não é de estranhar a comordidade entre transtornos alimentares e dependência de abuso de substâncias”. O objetivo era comprovar se a perda de controle em um transtorno predispõe um indivíduo à perda de controle em outro.
Para isso, a pesquisadora utilizou um grupo de modelos animais com histórico de compulsão alimentar. Em um outro experimento, estes ratos foram divididos em quatro grupos. Todos tinham acesso irrestrito à ração e água, mas três grupo poderiam também provar um outro tipo de ração rica em calorias, mas de formas diferentes. Um dos grupos tinha acesso à ração rica em gordura de forma irrestrita, o outro só poderia consumir a ração alterada durante uma hora por dia e o último grupo só tinha acesso a ração diferente durante uma hora, mas apenas três vezes por semana.
Os pesquisadores observaram que este último grupo era o que comia mais da ração me menos tempo. Estes ratos foram então encaminhados a outro laboratório, desta vez sob supervisão da equipe de Grigson. Ali eles foram mantidos em um ambiente onde tinham acesso à ração comum, água e cocaína. Os ratos com histórico de compulsão alimentar foram os que mais consumiram a droga. Este grupo também foi o que mais se esforçou para chegar na droga quando testados.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário