Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Meninas com falta de vitamina D podem ter menstruação precoce

Menstruar cedo pode acarretar problemas psicossociais e de saúde nas adolescentes

Estudo acha a ligação entre baixos níveis de vitamina D em garotas que menstruaram muito cedo. A menstruação precoce é um fator de risco para essas meninas, já que pode afetar a sua saúde nesta idade e na fase adulta.

Pesquisadores da University of Michigan School of Public Health (EUA) mediram os níveis de vitamina D no sangue de 242 adolescentes entre cinco e 12 anos, todas de Bogotá, Colômbia. Essas garotas foram acompanhadas por 30 meses.

Foi observado que as meninas com baixos níveis de vitamina D no sangue eram duas vezes mais propensas a ter sua menarca (primeira menstruação) durante o estudo do que aquelas com níveis suficientes da vitamina. Durante a análise, 57% das garotas com deficiência de vitamina D passaram pela primeira menstruação, comparadas às 27% do grupo com níveis suficientes da vitamina.

Em termos de idade, as participantes do primeiro grupo menstruaram com, em média, 11,8 anos de idade, enquanto a média do segundo grupo era de 12,6 anos. Os pesquisadores entendem que essa diferença de 10 meses é substancial, pois nesse tempo podem ocorrer muitas mudanças no corpo da jovem.

A descoberta é importante por algumas razões. Segundo os estudiosos, existe uma tendência mundial de a primeira menstruação acontecer cada vez mais cedo. Eles sugerem que o fenômeno tem causa ambiental, já que os fatores genéticos que ativam a puberdade não mudaram.

A menstruação precoce é um fator de risco para problemas comportamentais e psicossociais em adolescentes. Além disso, garotas que tiveram sua menarca muito cedo possuem maior risco de desenvolver doenças cardiometabólicas e câncer - particularmente o câncer de mama - quando adultas.

Menstruação precoce pode ser fator de gravidez de risco
Outro estudo, este realizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, sugere que meninas que menstruaram antes dos 12 anos de idade, estão mais propensas a sofrer complicações na hora do parto.

Depois de analisar mais de 3.700 mulheres que deram à luz, os cientistas afirmam que aquelas que ficam menstruadas antes do 12 anos, apresentam uma chance maior de sofrer com intervenção médica durante o parto, como ter que passar por uma cesárea ou o uso do fórceps.

De acordo com os cientistas, o causador do problema é o fato do útero ficar mais tempo exposto aos hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, que com o passar do tempo, alteram a qualidade do útero.

Os cientistas também ressaltaram que as mulheres que tiveram a primeira menstruação após os 15 anos conseguiam, na maioria, dar à luz sem nenhum tipo de ajuda complementar.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário