Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dinâmicas de grupo ocupam novos espaços fora do escritório

Dinâmicas de grupo ocupam novos espaços fora do escritório Mauro Vieira/Agencia RBS
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS    Dinâmicas feitas ao ar livre
Atividades de integração ajudam a atribuir significado às terefas do dia a dia na empresa

Construir botes, cruzar pontes e fazer trilhas em meio à mata tem se mostrado mais eficaz para integrar a equipe do que rodadas de palestras no escritório e videoconferências entre unidades em sedes distantes. Baseado no método de Treinamento Experiencial ao Ar Livre (Teal), resorts e estâncias oferecem a empresas programas de exercícios em contato com a natureza, com atividades que reproduzem, em outros ambientes, as dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho.

Um desses locais é a Quinta da Estância, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com 103 hectares de área verde, a fazenda oferece trilhas ecológicas para desafiar os profissionais ao trabalho em equipe, confiança nos colegas, concentração, liderança, solidariedade, estratégia e planejamento.

— O principal vem depois, que é o processamento do treinamento vivencial, ou seja, concretizar o aprendizado em atitudes no dia a dia de trabalho — diz o diretor-executivo da fazenda, Lucas Goelzer.

Álvaro Trucolo, diretor de uma empresa de assessoria em comércio exterior, resolveu sair da formalidade e levou a equipe para a fazenda na tradicional apresentação do planejamento estratégico anual da empresa.

— Até hoje o pessoal ainda faz brincadeiras sobre coisas que aconteceram naquele dia. Os desafios propostos na fazenda criaram uma sinergia interessante na equipe — avalia Trucolo.

Para a psicóloga Isabel Doval, diretora de ciência e educação da Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo (SBDG), esse tipo de treinamento é uma tendência na área de gestão de pessoas, principalmente no cenário globalizado das empresas.

Esse tipo de programa se torna mais interessante para integrar executivos de empresas com sedes espalhadas em locais diversos. No entanto, pequenas empresas também podem se beneficiar da prática, que tem como objetivo principal dar significado às tarefas de cada um na empresa, não tanto fornecer informações.

A lógica, segundo Isabel, é que tudo aquilo que tem um significado comum se torna mais motivador, estimula o senso de colaboração e isso resulta tanto em melhores resultados da equipe quanto em um ambiente com mais qualidade de vida.

— O bem-estar aumenta quando as pessoas reconhecem o valor do que fazem no dia a dia — conclui.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário