Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ácido bórico: presente em alguns produtos, ele pode ser prejudicial se usado de forma incorreta

Reprodução
O ácido bórico é comumente encontrado na água boricada. Saiba mais sobre a substância
 
Se você não ouviu falar de acido bórico, talvez já tenha ouvido falar de água boricada ou até mesmo já tenha a utilizado, mas cuidado, o acido bórico presente nela pode ser prejudicial à saúde. Vamos dar uma olhada nos motivos.
 
O ácido bórico (boric acid, em inglês) ou seus sais, conhecidos como borado de sódio e borato de cálcio, são comumente usados como antissépticos, inseticidas e como retardante de chamas. Eles possuem fracas ações bacteriostática e e contra fungos.
 
Sais do ácido bórico são encontrados de maneira não dissociada em solução aquosa, no pH fisiológico (que é conhecido também como ideal - entre 4, 5 e 6). Por essa razão, eles são considerados em conjunto para fins de caracterização dos riscos e estudos de toxicologia. A principal preocupação é o boro, que é bastante absorvido através do trato gastrointestinal e por inalação, mas isso não ocorre por via dérmica através da pele ilesa.
 
Efeitos na saúde e no ambiente
Em algumas pessoas, o contato com  com o ácido bórico pode causar reações alérgicas, irritação nos olhos e sistema respiratório.

Em baixas doses, o ácido bórico não oferece risco à saúde. O boro é um elemento encontrado naturalmente na nossa alimentação e necessário para um bom funcionamento do nosso organismo, contudo, em doses altas, pode causar problemas.
 
De acordo com estudos, quantidades altas de boro podem levar a quadros de neurotoxidade, além de afetar o sistema reprodutor em animais machos. Em virtude disso, está sendo investigado se ele pode ser considerado como um disruptor endócrino. O quadro de intoxicação aguda por boro pode levar a sintomas como diarreia, vômitos, febre, descamação da pele, sonolência, queda da pressão arterial e até a morte. O ácido bórico não é considerado carcinogênico para os humanos.
 
No meio ambiente, as principais fontes antropogênicas de boro são as indústrias de fundição, a queima de carvão, produção de vidro e uso de fertilizantes e pesticidas na agricultura. Quando presente em altas concentrações no meio, pode ser prejudicial para as plantas e outros seres vivos, por isso é importante minimizar o seu despejo nos corpos hídricos.
 
Perigo nos produtos
O ácido bórico pode ser encontrado em antissépticos e adstringentes, esmaltes de unhas, cremes para a pele, talcos, pomadas contra assaduras, algumas tintas, pesticidas, produtos para matar baratas e formigas e alguns produtos de uso oftalmológico.
 
Em caráter preventivo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em 2001, por meio da Resolução - RE nº 552, a proibição da presença do princípio ativo ácido bórico na composição de talcos, pomadas e cremes usados contra assaduras e brotoejas em crianças. Segundo o órgão público, esse componente pode ser substituído por iodo povidona, tintura de iodo ou álcool iodado.
 
Se você possui algum tipo de alergia a essa substância, fique atento ao rótulo da embalagem para se certificar que não foi  empregado o acido bórico na sua composição. O site da Anvisa possui uma lista com alguns medicamentos que podem conter acido bórico na sua formulação. 
 
eCycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário